terça-feira, 5 de maio de 2009

Quando será inaugurado o Hospital Regional de Sete Lagoas? E os meus parabéns a Leone, Maroca e Marcus Pestana

Todo mundo quer saber quando o Hospital Regional de Sete Lagoas ficará pronto e entrará em funcionamento, não é mesmo? A previsão oficial é julho de 2011.

Mais: no post em que escrevi "Exclusivo veja como será o Hospital Regional - me orgulho de poder dizer que ajudei pessoalmente a conquistar esse hospital para Sete Lagoas e Região." A PALAVRA REGIÃO tem duplo sentido válido porque falo tanto da localização onde será construído o hospital quanto da região micro e macro onde estão os municípios que serão atendidos pela nova Unidade Hospitalar.

Trocando em miúdos: na Audiência Pública realizada em 30 de maio de 2007, que tratou do Plano Diretor Municipal, eu comecei a trabalhar a idéia de construí-lo ali, onde era o aeroporto da cidade. Nesta reunião expliquei que se o construíssemos naquele local (Região Leste da cidade, se é que ali está mesmo a região leste, não é?) e não na BR 040 atenderíamos a grande população residente que "afinal eram pessoas que tinham menos acesso a planos de saúde...", mas também a localização e o espaço de 80.000 m² plano e desocupado, eram estratégicos, porque eu acreditava e continuo acreditando que ali será a região central do município no futuro. É só visualizar onde estão o "Centro" de hoje e a Cidade de Deus que se ficará claro que ali é a localização central, ideal para ser o futuro centro. Aliás, como vai sobrar muito terreno lá por que não construir no local também o Centro Administrativo do município? Mais ainda: precisávamos e precisamos interiorizar o progresso no município e isso o hospital certamente impulsionará. Outro ponto: Vejam que diferentemente do governo do estado que está construindo o "Centro Administrativo" fora do centro urbano de BH, nós precisamos levar a prosperidade para o interior do nosso município, não é mesmo?

Quanto a palavra região no sentido regional onde estão os municípios da Microregião e os da nova Macroregião de Saúde em criação, eu propus na Audiência Pública realizada no dia 08 de novembro de 2007, que conseguiríamos o hospital se pensássemos em regionalização, transformando a Microregião de Saúde em Macroregião de saúde, observando a diretriz expressa no Plano Diretor de Regionalização (PDR) de fortalecimento regional da saúde em Minas.

Na época, esse posicionamento novo aceito e adotado pelo governo Leone embasou a decisão de se construir O HOSPITAL REGIONAL em Sete Lagoas, viabilizando os recursos de 18 milhões e alguma coisa do governo do estado. Diga-se o governo Leone a quem fui firme opositor ficou tão feliz com minha colaboração intelectual que o então prefeito reconheceu que a "oposição ajuda a gente a governar". O secretário de saúde de então, Geraldo Donizete, elogiou minha "importante" contribuição.

Bem, o que me deixa muito feliz é ver esse sonho coletivo começar a se tornar realidade. Agradeço e parabenizo ao ex-prefeito que foi sensível a minha, insistente, proposta de construir na Região Leste - Aeroporto - o hospital, o secretário Marcus Pestana que compreendeu que iniciar o fortalecimento regional era estratégico e também ao governo Maroca que manteve o hospital na Região Leste da cidade e está levando o projeto a cabo.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isto ai, Pestana Governador!