segunda-feira, 11 de maio de 2009

Da série Jornal Desesperado - Vai rapaz liberte-se!; e não tente nos prender com esta sua velha cartilha que nunca deveria ter existido

(Tem novas atualizações abaixo da série Jornal Desesperado)
A pergunta-comentário em vermelho a seguir foi enviada ao post abaixo (e que a publico aqui) em resposta a crítica que fiz lá contra a tentativa, dele, jornal Desesperado, querer impor-nos um 'código de boas condutas' para nos portarmos em "solenidades, inaugurações, palestras, reuniões de entidades e até entrevistas coletivas" em Sete Lagoas. Aquele jornaleco autoritário que considera um "Bicão" quem "PEDE" a palavra nos eventos em Sete Lagoas e se atreve a dizer o que pensa e não o que a maioria quer ouvir.

Você é patético... A carapuça serviu tão bem assim?
Publicar Recusar

Oh, você não sabe o tanto! Flagrado de calças curtas e mais desesperado do que nunca por não estar acostumado a ser confrontado com as suas próprias bobagens, usa a velha pergunta: "A carapuça serviu tão bem assim?" Pô, seja pelo menos original. A sua tática é tão furada que eu poderia, então, lhe perguntar: a carapuça também lhe ajustou na cachola? Mas isso é tão certo que tenho que lhe explicar que aqui se reage contra qualquer tentativa canalha de patrulhamento do individuo, servindo a carapuça autoritária contra a liberdade deste cidadão ou de qualquer outro. E eu te digo enquanto uma máscara que tenta sufocar a liberdade individual caiu, sim, como uma luva em mim, e ainda que ela não fosse, também, uma tentativa aflita de abalar-me como competidor, teria me alcançado como cidadão livre.

Claro, claro, eu sei que o seu alvo era amplo e diversificado - cidadãos, competidores..., poderia chamar a sua estratégia de constrangimento-massificado-personalizado, ou seja, constrange a todos e atinge a cada um individualmente. Se não vejam: imagine o sujeito que estiver, por exemplo, em uma reunião em Sete Lagoas e ousar discordar publicamente da opinião média, vira o quê? Um 'BICO'. E assim, o individuo que amanhã estivesse numa "solenidade, inauguração, palestra, reunião de entidade e até numa entrevista coletiva", iria pensar "é eu tenho que tomar todo cuidado para só falar o que a maioria quer ouvir aqui, senão...". Então, o coitado previamente constrangido, sairia pelo ambiente sondando o que pensa a maior parte das pessoas ali para, como é mesmo?, não DESAGRADAR.

Mas eu o compreendo, sei que é muito difícil para um ex-esbirro entender o que é ser livre. Olha, rapaz liberte-se, há tempo ainda, saia dessa vida escrava, covarde. Sei que isso hoje, como você mesmo diz, parece "patético". Mas eu te digo que patético é você tentar nos dizer o que é certo ou errado; o que podemos ou não dizer, como nos comportarmos. Ditar-nos a sua cartilha, mesmo que a conta-gotas, nisso que você chama de jornal, mas que a cada semana se parece mais com um folhetim de novela. Vai rapaz liberte-se, tente, você consegue!

PS: Atenção petralhada, a resposta de vocês está em curso, aguardem mais um pouco, porque estou calculando quantos milhões de Castelos do deputado do DEM dá para se comprar com o mensalão lulopetista. Assim, que eu terminar respondo a vocês, ok! Ah, vão fazer as suas necessidades bem longe daqui.
(Publicado originalmente às Sábado, 9 de Maio de 2009, às 20:50)

Nenhum comentário: