sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sete Lagoas faz parte da Bacia do Rio das Velhas, mas não faz sua parte - 1


Em 2003 Sete Lagoas não embarcou na meta 2010 – navegar, nadar e pescar no Rio das Velhas. Em 2009 o município embarcará na meta? Não creio. Por quê? E em 2007 o município teve a coragem de rejeitar o investimento de 62 milhões do governo do estado para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na cidade. E agora já estamos na metade de 2009 e Sete Lagoas não fez a sua parte para contribuir efetivamente com a concretização do objetivo.

Não temos o recurso para construção da ETE, nem temos a real perspectiva de conseguí-lo. Existe uma conversa de um projeto apresentado no Ministério da Cidades para a construção da ETE, mas pela experiência e pelos fatos acontecidos essa perspectiva continua como está. Se não vejam, o Ministério da Cidades ofertou através do BNDES um empréstimo de 77 milhões para construção da ETA – Estação da Tratamento da Água e este recurso ainda não foi acessado e, por decisão da administração atual, pode ser que nem venha a ser. Dessa forma não creio que o Ministério das Cidades disponibilizará outra verba.

Agora imaginemos, por amor ao argumento, que outro recurso venha ser disponibilizado agora com a finalidade de tratar o esgoto. Questiono: 1) este viria sem ônus? Improvável; 2) Sete Lagoas que não quer corretamente se endividar, mudaria de posição? 3) A sociedade sete-lagoana aceitaria continuar recebendo uma água de péssima qualidade para priorizar o tratamento do esgoto? CONTINUO EM SEGUIDA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Em todas às oportunidades que tenho para falar ou discutir sobre esta água impura distribuida ao povo setelagoano, tenho feito. Sete Lagoas ocupa o primeiro lugar no livro de recordes em venda de água mineral(per capita) sete Lagoas é o municipio com o maior número de hemodiálise(per capita) do planeta,Não seria por causa da água doutôres? e existem algumas pessoas desta cidade que sofreram lavagem cerebral e dizem ser nossa água boa? pode até ser de algum setor que receba uma pequena parcela, mas em sua maioria é de péssima qualidade, não consigo entender como no ano passado, quando tínhamos vários vereadores médicos? e não trouxeram para a cidade uma companhia que realmente entenda do ramo,outra emprêsa não precisa necessaríamente mudar seus funcionários, basta educá-los, o que precisamos é uma adminstração eficiente, que eduque seus trabalhadores convenientemente, e que os faça saber fazer um buraco, colar o cano e fechar o buraco de nôvo, não deixa-lo um, dois anos abertos, é só andar pela cidade. Portanto a meu ver, falta responsabilidade de quem ocupa,já ocupou postos de administração nesta cidade, promessas vãs, gostaria de poder usar a agua para um café, um arroz e até beber, sem ter que aquinhoar os produtores de água mineral, o SAAE, com a mentalidade atual,fazendo apenas mudanças de distribuição de cargos, mudando seu layout, não mudará a qualidade de nossa água, nem tampouco mudará os encanamentos já obsoletos, e a falta de bocas de Lôbo? não seria uma vergonha, no centro da cidade, na rua recife por exemplo, não possuir uma saída de água? empoça, seca, fede, e causa doenças, polui, e dai? estão se lixando pro povo? ou a culpa é do senhor Leone,do canabrava,do Cecé,Quem solta o foguete, deve segurar a vara?