domingo, 17 de maio de 2009

Quatro nomes e três partidos na corrida pelo governo de Minas 2010

Por Amália Goulart, O Tempo:
Os cenários para a disputa ao governo de Minas em 2010 começam a ganhar contornos. Os nomes que serão colocados para a escolha dos mineiros podem ser os dos ministros das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) e do vice-governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia (PSDB). Não serão todos candidatos, mas os nomes que comporão o cenário eleitoral certamente sairão desse quadro.
Enquanto PT e PMDB não sabem o destino das legendas, os tucanos parecem estar decididos. Anastasia deve se candidatar em uma ampla composição, articulada pelo governador Aécio Neves (PSDB).
"Tudo vai depender da palavra final do governador, mas tem grandes chances de nosso candidato ser Anastasia", afirmou o secretário de Governo de Aécio e um de seus principais interlocutores, Danilo de Castro (PSDB). O vice assume o governo de Minas em abril do próximo ano, quando Aécio deve se desincompatibilizar das funções para concorrer ao Senado ou à Presidência.
Assumindo o Palácio da Liberdade, Anastasia não precisa se desincompatibilizar, já que concorrerá ao mesmo cargo que estará atuando. Mas se eleito, não poderá ser candidato no pleito de 2014, já que estaria no seu segundo mandato.
Partidos como PTB, PPS e DEM devem fazer parte da aliança em torno do tucano. O vice dele deve ser um nome de um partido ligado à composição. O PTB apresentou o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo.
"O PTB é um partido da base do governador, e sabemos da possibilidade de nosso secretário Dilzon Melo ser candidato a vice", afirmou Elaine Matozinhos, presidente municipal da legenda. Outro nome colocado para vice de Anastasia é o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho (PP). Nos bastidores, Coelho tem mais chances de ocupar a vaga que Dilzon Melo, pois além de ser presidente do Legislativo mineiro, ele tem mais trânsito com o governador.
Na chapa de Anastasia, o candidato ao Senado pode ser o governador Aécio Neves, caso não consiga viabilizar seu nome dentro do ninho tucano para disputar a Presidência da República. O imbróglio da eleição fica a cargo do PT e do PMDB. Patrus Ananias e Fernando Pimentel devem brigar pela vaga petista de candidato a governador.
"Estamos trabalhando para que haja uma convergência. Se não for possível, faremos uma consulta aos petistas, que escolherão o melhor nome", disse o presidente estadual do PT, Reginaldo Lopes.
Caso Patrus seja o escolhido, ele promete uma composição com o PMDB do ministro Hélio Costa. Pelo acordo, ele ou Costa disputaria a sucessão de Aécio e um deles seria candidato ao Senado. O PCdoB entraria na vaga de vice.
"O PCdoB defende que os partidos que apoiam o presidente Lula se unam em Minas para garantir a eleição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff", afirmou a deputada federal Jô Moraes, nome cotado para vice. Pela composição entre Patrus e Costa, o vice-presidente José Alencar (PRB) poderia disputar o Senado.
Se Patrus não vencer a disputa interna com Pimentel, o ex-prefeito deve se candidatar, buscando aliança com partidos da base do presidente Lula, com exceção do PMDB. Os peemedebistas não estariam dispostos a apoiar Pimentel, em função da disputa eleitoral de 2008 na capital.

Nenhum comentário: