quinta-feira, 7 de maio de 2009

Presidência do SAAE 2 - É preciso ler o que está escrito e não deixar ler o que está acontecendo

Leiam o comentário que segue em azul. Ele foi postado por um leitor que não quis se identificar, no post: "Lei que obrigava aprovação pela Câmara do nome indicado para presidente do SAAE foi revogada por Ronaldo Canabrava em 2001".

Neste caso todos comeram barriga.
1-Caio Dutra que apresentou requerimento baseado em uma Lei já revogada. Kdê a assessoria jurídica da Câmara?
2-Todos os demais vereadores que votaram o requerimento;
3-O Duílio, o presidente que pos a matéria em pauta, mesmo sendo baseado em uma Lei revogada.
4-Blog que noticiou com estardalhaço.
5-Todos nós leitores que acreditamos.
De sobra, não dá para parabenizar o Sr. Prefeito, pois apesar do requerimento ter sido juridicamente errado, a derrota na Câmara foi acachapante.
Publicar Recusar

Vou tratar dos ítens 4 e 5, que respectivamente referem-se ao blog e aos leitores. Começo pelo leitor. Diz ele que entre os que comeram barriga estão "todos nós leitores que acreditamos". Acreditou em quê? O leitor que leu direito o que escrevi aqui não comeu barriga. Porque o texto em que trato do ato da Câmara digo com todas as letras: "Ele [ato]só pode perder o efeito se tiver uma outra Lei em vigor que torne a Lei 3.632/86 sem efeito." Será que é preciso desenhar? Os leitores sabem ler o que está escrito e tem senso crítico, não é mesmo? Mais: a ressalva foi feita em mais de um paragráfo do texto, leia lá para ver. A menos que o leitor esteja com uma visão turvada pelo que quer que aconteça é muito fácil decodificar corretamente o que está escrito ali.

Quanto a dimensão que o blog deu a informação foi correspondente ao fato gerado. E mais: eu continuarei dando destaque ao assunto porque ele não perdeu nenhuma relevância, ao contrário. E para ficar mais claro o que digo peço que tenham a paciência de ler o que vai abaixo, porque é preciso ler não só o que está escrito corretamente, mas ler o que está acontecendo.

Qual leitura? A leitura política dos fatos ocorridos além do requerimento que perdeu o seu valor. Veja que eu disse: "A permanência do Sr. Ronaldo Andrade no SAAE é insustentável - Legal, Moral, Profissional e Politicamente." Excluindo o legal em que o texto faz a devida a ressalva, a legitimidade do Sr. Ronaldo Andrade frente do SAAE prossegue sob forte questionamento. Questionada internamente, externamente e ... pelo poder legislativo.

Que se note, antes de haver a votação por unanimidade na Câmara, que não teve valor em função da lei revogada pelo ex-prefeito Ronaldo Canabrava. Houve a decisão dos vereadores incluindo o líder do prefeito, vereador Renato Gomes, favorável a entrada do requerimento de Caio Dutra em pauta naquela reunião. Essa votação precedeu a aprovação do requerimento. E, pasmem(!), não é?, o líder votou contra o prefeito, nesta votação que não era em bloco. Nesta fase da tramitação do requerimento só votaram com o prefeito (ou pela não inclusão em pauta) o vereador Dalton Andrade e, salvo engano, Dr. Euro Andrade.

O que revela esse fato além da péssima articulação do Executivo? Que os vereadores não querem moralizar o SAAE? NÃO, NÃO, o que tenho testemunhado são denúncias reais e bem fundamentadas de parlamentares demonstrando os problemas sérios que acontecem na autarquia. Uns mostram que o Sr. Ronaldo Andrade trabalha apenas 1,5 hora/Dia, como revelou o vereador do PT, Claudinei Dias. Outros que ele tem nomeado pessoas sem a publicação legal como explicou o parlamentar Marcelo Pires. Reginaldo Tristeza trouxe elementos mostrando a utilização de veículos alugados no lugar dos próprios.

Agora reparem o que diz a população sobre esse senhor. Vejam a história que conta a senhora Maria das Dores Azevedo desesperada pelo risco de desabamento de sua casa, depois que o Sr. presidente do SAAE, Ronaldo Andrade, não cumpriu sua palavra com ela, segundo diz. "Eu não sabia o que fazer a quem eu procurava, eu ligava pro engenheiro todos os dias. Um dia ele me atendia, outro dia ele não me atendia, e agente procurou o Diretor, o Sr. Ronaldo. Ele também fez promessa, mas não cumpriu a promessa dele. (...) Enquanto isso, as rachaduras da minha casa continuaram crescendo e cada dia que passava ia aparecendo rachaduras novas em outros lugares, à frente da minha casa, minha casa é de dois andares, embaixo eu tenho as pessoas que, é de aluguel, então os meus inquilinos estão lá, a responsabilidade é minha. E eu comecei a correr atrás de todo mundo prá pedir ajuda." Ela mora na rua Iturama, bairro Interlagos II eu estive em residência e vi a gravidade do problema. Esta senhora está perdendo a sua casa por conta de rachaduras provocadas pelo mau serviço do SAAE e como ela tem outras centenas de pessoas com o mesmo problema em Sete Lagoas.

Quanto aos funcionários há também uma reclamação generalizada. Óbvio pode ter um ou outro que não quer mesmo levar a coisa a sério, mas, o que se presencia é um grau de insatisfação muita acima da resistência natural às mudanças ou a corporativismos. Cadê a habilidade gerencial para implementar o que se pretende na organização, ou seja, a competência para comunicar a estratégia - a necessidade de mudança para onde vamos e como vamos chegar lá. Vejam na saúde há muitos problemas e insatisfação, mas há da mesma forma capacidade para enfrentar e vencer os desafios sem causar os transtornos que esse Sr. Ronaldo Andrade está provocado no SAAE. Qual é a relação custo X benefício da forma como esse senhor vem fazendo as coisas? Vale a pena alguns ganhos imediatos ao preço de uma depressão futura na instituição?

Ou seja, é preciso não deixar de ler o que está acontecendo. Não adianta cair no simplismo de dizer que se trata de tentar derrubar quem está querendo moralizar o SAAE, porque o que está acontecendo é muito mais complexo. Dizer que "a Câmara pretende "derrubar" o Presidente que não permite que os vereadores usem a Autarquia para troca de favores, com ligações gratuitas e redução das contas", é alimentar o discurso obscurantista.

Existe, sim, uma insatisfação real, objetiva e que pode tornar-se uma bomba-relógio a curto ou longo prazo. Mas tentar simplismente ocultar o problema crescente provocado pelo eficientismo empregado por este Sr. Ronaldo Andrade é um erro. A Câmara pode ter votado equivocadamente em cima de uma Lei morta, mas eu não posso concordar, pelo que constato na Câmara que um conjunto, seja formado por 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, ou 5 vereadores estejam tentando tirar esse suposto salvador da pátria para tomar conta do SAAE. Não é por aí.

Não, não, há algo a mais aí, nem o senhor Ronaldo é um homem bonzinho vítima desses malvados vereadores e nem os parlamentares, os funcionários do SAAE e até os consumidores são santinhos. O buraco é mais embaixo.

PS: Se quiser ouvir a entrevista da senhora Maria das Dores Azevedo clique aqui.

2 comentários:

caiodutr@terra.com.br disse...

leo, o meu requerimento na sua justificativa, foi muito bem claro em dizer que tal requerimento se baseava nas falas dos vereadores marcelo e duilio, principalmente deste ultimo visto ser o presidente, foram eles que informaram ao plenário a existencia da lei, leia e recapitule. não fui eu que informei ter lei em vigor mas sim estes vereadores

Amaro Marques disse...

Senhor Editor,

Inicialmente, importante enfatizar que o Lider do Governo na Câmara, o Vereador Renato Gomes, não votou contra o Prefeito, como informa em sua matéria. Pois, o requerimento que pedia o prefeito para cumprir a lei não o atingia de forma alguma, sendo uma prática comum deste governo.

Assim, naquele momento a convicção do Edil é que não existia lei que obrigasse o Prefeito a realização de qualquer prática que já não estivesse sendo adotada. E foi com essa convicção que votou.

Sabemos da seriedade deste blog, porque também o acompanhamos. Embora não concordemos com tudo que ele diz. Mas, a democracia local, que também queremos construir, envolve um intercâmbio de idéias que nos possibilite sempre estarmos desenvolvemdo um pensamento que seja útil ao coletivo (não apenas a grupos).

E é por confiarmos na seriedade deste blog e por termos a certeza da inexistência de má fé, que desejamos que ele seja mais responsável quanto a veracidade de suas informações, de modo a não se igualar a práticas que muitas vezes no passado já o vimos combater.

Aproveitando esta participação, gostariamos de congratularmos com este blog por ter se transformado num dos instrumentos de comunicação mais lidos na cidade, principalmente pela comunidade política. É louvável e valiosa esta conquista, que também torcemos para que atinja dimensões ainda maiores.

Cordialmente,


Amaro Marques
Gabinete do Vereador Renato Gomes