segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tucanos flertam com PMDB para impedir aliança petista


Por Catia Seabra, na Folha:
Os articuladores da candidatura de José Serra à Presidência se lançaram numa investida sobre o PMDB nos Estados. Delineada num jantar na casa do prefeito Gilberto Kassab (DEM), a estratégia é explorar os tremores na base de sustentação do governo Lula para evitar que o PMDB formalize apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
Escalados para negociação, o presidente do PMDB de São Paulo, o ex-governador Orestes Quércia, e o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) se dedicam à montagem de palanques nos Estados.E o próprio Serra tem flertado com governadores, como Roberto Requião (PR), Paulo Hartung (ES) e Luiz Henrique Silveira (SC), além das conversas com os ministros Hélio Costa (Comunicações) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). Quércia, por sua vez, já esteve até com o presidente do Senado, José Sarney (AP).
Após um encontro em Campinas, para o lançamento da TV Digital, Hélio Costa e Serra se comprometeram a agendar novos encontros. O ministro - que poderá concorrer ao Senado ou ao governo de Minas - deverá visitar Serra sob pretexto de fazer-lhe um convite para evento oficial.
Na Bahia, o PSDB acena com a possibilidade de apoio a Geddel, em choque com o governador Jacques Wagner (PT). No Estado, a aliança tem dois outros nomes para o governo: Paulo Souto (DEM) e o prefeito João Carneiro (PDT).
Já no Paraná, onde Serra participou de seminário a convite de Requião, o governador deve concorrer ao Senado, numa chapa encabeçada pelo prefeito Beto Richa ou o senador Álvaro Dias. Em Santa Catarina, DEM, PMDB e PSDB deverão construir um palanque comum. Lá, Serra também conversa com o Esperidião Amin (PP).
Assinante lê mais aqui

Nenhum comentário: