quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pequisa vai medir a competitiviade do turismo e fazer um diagonóstico


O Prefeito Maroca, a Gestora Executiva do Circuito das Grutas, Cláudia Elane de Souza Soares, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Paulino, a Presidente da Seltur, Geyse Mendes, receberam nesta segunda-feira, dia 25 de maio, a Diretora de Programas Especiais da Secretaria Estadual de Turismo, Isabela Sette e a Consultora da Fundação Getúlio Vargas, Flávia Frota, que farão uma pesquisa de competitividade em Sete Lagoas, relacionadas ao turismo.
Essa pesquisa será realizada ao longo da semana através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo, a Fundação Getúlio Vargas e o SEBRAE e tem como objetivo viabilizar a organização do turismo nas dez cidades escolhidas pelo Projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional em Minas Gerais. A ideia é fazer com que os municípios escolhidos alcancem um padrão de excelência no que diz respeito ao atendimento ao turista nacional. A mesma pesquisa foi iniciada nesta segunda-feira nas dez cidades escolhidas como destinos indutores: São Lourenço, Caxambu, Camanducaia, Capitólio, Araxá, Poços de Caldas, Santana do Riacho, Juiz de Fora, Caeté, além de Sete Lagoas.

Cláudia Elane Soares (2ª), ao lado de Gustavo, é Gestora Executiva do Circuito das Grutas

“É um privilégio para Sete Lagoas receber estes estudos porque, sem dúvida, irão trazer benefícios no que diz respeito às prioridades econômicas. Através da pesquisa, por exemplo, será possível identificar que tipo de investimento é mais interessante para a economia local, voltada para o turismo”, explica a Diretora de Programas Especiais, Isabela Sette. Serão distribuídos questionários para pessoas envolvidas na atividade turística que possam oferecer informações importantes para a pesquisa que tem 566 perguntas, em 61 divisões temáticas. O estudo analisará em cada uma das cidades, dimensões como: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, política pública, economia local, aspectos sociais, acesso, atrativos turísticos, cooperação regional, capacidade empresarial, marketing, monitoramento, aspectos culturais, ambientais e capacidade de gestão.
“Sempre achei o turismo um dos maiores fatores capazes de gerar emprego e renda e em Sete Lagoas este setor precisa ser explorado. É a oportunidade de criarmos, junto do Governo do Estado e Federal, alternativas para valorizar as belezas de nossa cidade e torná-la um atrativo. Precisamos de uma identidade turística e com a pesquisa isso será possível”, afirma Maroca entusiasmado com as perspectivas empreendedoras do turismo para a cidade.

Nenhum comentário: