terça-feira, 12 de maio de 2009

PT-MG criará comissão para aproximar Patrus e Pimentel


Por Guilherme Ibraim, O Tempo
O diretório estadual do PT deve criar, já no próximo mês, uma comissão para discutir com o PMDB a formação de uma aliança para eleições a governador em 2010. Apesar de apresentarem candidatos que lutam pela mesma vaga, aliados do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e do ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, acreditam na possibilidade de um consenso em torno da aliança.
Ligado ao grupo político de Pimentel, o deputado federal Miguel Corrêa, acredita que, já no início do próximo mês, os entendimentos devem começar. Ele e os deputados federal, Odair Cunha, e estadual, André Quintão, devem integrar a comissão. "Nós somos ‘aliancistas’, eu, Odair Cunha e André Quintão. Quem vai resolver a questão é o diretório, mas o PT não abre mão de conversar com outros partidos", ressaltou. Ligado ao ministro, André Quintão disse que poderá tomar a iniciativa de propor oficialmente a criação da comissão. "É importante que a direção estadual busque iniciar esse diálogo e que tenha um papel ativo nessa relação. É perfeitamente possível colocar isso (a comissão) em discussão", afirmou.
No entanto, Miguel e Quintão ressaltaram que a executiva regional e o presidente estadual da legenda, Reginaldo Lopes, também devem participar da comissão. Os dois representantes ainda concordam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o responsável por iniciar o processo de construção da aliança pelo plano federal e a partir daí, estender aos Estados.
A ideia da formação de uma comissão chega depois que o PT nacional definiu por congelar prévias nos Estados até início de 2010, para facilitar a candidatura da ministra Dilma Rousseff. Lula também declarou que conta com o apoio do PMDB nacional.

Nenhum comentário: