sexta-feira, 29 de maio de 2009

Não se pode perder o foco; e o foco é a sociedade


A maquina deve estar a serviço da sociedade e não o contrário. Este princípio deve nortear qualquer administração pública e Sete Lagoas precisa estar atenta para isso. O chamado "Choque de Gestão" do governo Aécio teve como principal mote gastar menos com a própria maquina e mais com a sociedade. Esse valor no entanto não vem sendo devidamente expresso pelo governo Maroca que também diz estar fazendo o "Choque de Gestão". Assim, ao tentar fazer a implementação deixando de lado a filosofia estratégica perde-se a essência.

Este conceito de servir a sociedade e não servir-se dela deve ser bem internalizado e comunicado o tempo todo interna e externamente. Do contrário a agenda corporativista toma conta e se torna a grande causa. Em Sete Lagoas, aliás, essa parece ser a grande preocupação que toma conta das pessoas, da imprensa e dos formadores de opinião. O conceito de foco na sociedade ainda está muito distante e necessita ser trabalhado e assumido pelo líder como bandeira se, claro, for essa a sua filosofia. É?

E este momento é oportuno uma vez que o prefeito Maroca conseguiu atender ao servidor relativamente bem olhando o contexto. Agora é preciso dizer a eles que a sociedade é o grande cliente. Assim, é fundamental também além da comunicação constante desse valor desenvolver ferramentas de gestão que possam dar suporte a essa nova cultura: premiando e penalizado comportamentos que respectivamente ajudem e atrapalhem a implementação dessa prática.

É certo que não basta exortar as pessoas a mudarem é preciso ajudá-las a fazer a mudança e os instrumentos de gestão ao lado da visão compartilhada são as ferramentas para alcançar esse objetivo.

Nenhum comentário: