terça-feira, 19 de maio de 2009

SUCESSO! FRENTE PARLAMENTAR DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Ontem foi lançada na Câmara Municipal de Sete Lagoas a Frente Parlamentar Defesa do Meio Ambiente, formada por Claudinei Dias (PT), seu presidente, e os vereadores Renato Gomes (PV), Celso Paiva (PT) e Dalton Andrade (PT). O evento que contou com grande presença de público e de autoridades foi o ponto de partida dessa Frente que pretende articular e mobilizar a sociedade em prol do Meio Ambiente de forma a melhorar a qualidade de vida da população. Entre outras autoridades, estiveram presentes o prefeito Maroca, o promotor curador do Meio Ambiente, Dr. Ernane, a presidente do sub-comite do Rio Jequitiba Eloise Guimarães, o reitor da Unifemm, Antônio Bahia e o secretário de Meio Ambiente Lairson Couto.
O arquitento e urbanista, Flávio de Castro, ministrou a principal palestra da noite. De maneira simples, amigável e direta Flávio contextualizou Sete Lagoas no cenário estadual, falou do contágio metropolitano que Sete Lagoas está exposta "para o bem e para o mal". Ele procurou desmistificar o planejamento, mostrando que ele pode ser um instrumento político da sociedade - uma forma de politização. Disse que perdemos a noção de espaço público e que muitas vezes combramos das instituições mas não pergutamos se elas estão capacitadas para a tarefa e que também não temos competêcia para planejar - tecnológica, recursos humanos... - combateu o simplismo, a xenofobia e o saudosismo. Não entendi o que ele quiz dizer quando falou que "o nosso modelo de desenvolvimento não ajuda", me pareceu aí apenas discurso esquerdista, mas Flávio de Castro (PT) fez, sim, um bom papel.

Poderia dizer que senti falta de algo mais concreto em sua fala já que ele será o Títular da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, mas não serei tão rigoroso com ele neste texto não. Ah, claro, posso dar uma sugestão aproveitando aproveitando que ele falou que os bairros estão mal dotados de serviços. Concordo e sugiro dentro da sua proposta do planejamento como ferramenta também de negociação política, que ele convença o senhor prefeito a interiorizar o desenvolvimento ajudando a tornar a hoje "Região Leste" no verdadeiro centro administrativo de cidade - inclusive construindo lá o futuro Centro Administrativo. Aliás, foi por isso que lutei e tenho imensa satisfação em ter conseguido que o Hospital Regional será construido lá.

Avalio que se tornarmos aquela região o centro operacional da cidade todos ganham. Alí se vocês repararem no mapa está o centro geografico do município, equidistante do atual Centro, do bairro Cidade de Deus, do bairro JK, da Iveco, etc. etc. etc. E antes que alguém venha brigar comigo por propor tranferir o centro para lá, pense melhor! Veja: se tranferirmos o centro para lá além de desevolvermos aquela região reduziremos o fluxo de carros na área central de hoje, melhorando o... trãnsito sem grande custo. Mais: ao desenvolvermos economicamente aquela setor da cidade as pessoas que moram lá terão empregos locais e os impactos sociais negativos minimizados por toda a cidade. E agora vem o melhor.
Ao retiramos da atual área central parte do trânsito e as demandas sociais que hoje impactam o centro, poderemos revitálizar a esta região fazendo-a uma grande área de lazer e consumo: um Shopping ao ar livre. Vejam, podermos impulsionar o turismo integrando as Lagoas do Boa Vista, Paulino em roteiro que incluiria a Serra do Santa Helena e a Gruta Rei do Mato para atrair o turista de alta renda e o turismo de negócios. Muito mais: poderemos fazer da área hoje sem utilização onde era RFFSA um grande Centro de Convenção, atraindo para a cidade feiras... Bem, este é um sonho que compartilho como vocês. Mas volto ao Evento.

Parabenizo o amigo vereador Claudinei Dias que venho acompanhando e percebendo o seu crescimento como uma grande liderança parlamentar que tem um papel político importante em nossa cidade hoje. Nesse sentido tenho que reconhecer que sob a liderança de Duílio de Castro a Câmara avançou como intituição de debate político e ajudou revelar melhor os valores. Sinto que há uma efervessência política maior que a legislatura anterior.








2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao vereador Claudinei Dias pela iniciativa de criar a Frente Parlamentar em prol do meio ambiente. Fico muito feliz em saber que o vereador Claudinei defende o meio ambiente...pode falar para ele que
o apoiarei em todas as campanhas que ele tiver.
um abraço
fabiana

Kamylla meneses disse...

primeiramente gostariamos de parabenizar ao vereador Claudinei Dias por criar a frente parlamentar para melhor conscientizaçao tanto das pessoas que estao por dentro do assunto quanto da sociedade,sendo que poucas pessoas se interessam pelo assunto sobre o meio ambiente...e agradecer pela divulgaçao do nosso trabalho pois, não são todas as pessoas que vê nosso trabalho pelo lado bom...E mais uma vez, muito obrigado por tudo..Jovens Jornalistas, Deivity,Mayna e Camila