segunda-feira, 2 de março de 2009

EXCLUSIVO!!! SETE LAGOAS BUSCA EMPRESA PARA SUBSTITUIR O SAAE

(Clique no botão vermelho e ouça a entrevista.)
EM ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG, O SECRETÁRIO DE OBRAS, PAULINHO - IRMÃO DO PREFEITO, DEIXA EVIDENTE QUE A CIDADE JÁ BUSCA UMA EMPRESA PARA TOMAR CONTA DO SANEAMENTO. A QUESTÃO AGORA NÃO É, ENTRE SAAE OU COPASA, MAS ENTRE COPASA E UMA EMPRESA PRIVADA, A ETB - CONTROLADA PELO GRUPO ANDRADE GUTIERREZ.
Aqui uma parte da entrevista com Paulo Paiva, muito reveladora para ir direto nestas questões o tempo é de 6' 10" (seis minutos e dez segundos) - passei toda madruga fazendo este post, assim, depois faço as correções, ok? Acho que valeu muito o esforço para trazer com exclusividade essanotícia excluiva para o leitor do Blog!
A degradação do espaço físico, do nosso saneamento, da nossa urbanização é uma coisa visível. Como você disse: as dificuldades para se encontrar os recursos, hoje com a queda, seja em nível estadual é... com arrecadação também do município, não existe uma outra estratégia de solução, um parceiro para contribuir com essa solução nossa?
Bom, é o que a gente tem que procurar, tá? A gente tem que procurar. Se não achou a solução hoje no estado vamos procurar quem está em condições, qual o segmento está atuando, qual o segmento que pode ser parceiro nosso, nós estamos realmente precisando procurar parceiro que esteja investindo com a gente acreditando. Nós temos que acreditar!
Será que não seria o caso paulinho, a partir dessa visão, de trazer a Copasa para que ela faça a parte operacional, e a prefeitura hoje com a Lei 11.445 assuma a coordenação a regulamentação disso?
Essa questão é que o SAAE cuida infraestrutura: água e esgoto. E realmente é uma situação que não dá! É uma situação que não tem como dizer nada para as pessoas diferentes da realidade que tá aí. A realidade nossa é sofrível, nós estamos mal atendidos por água – por sistema de esgotamento, por captação esgoto, sabe?, péssimo! A gente, a gente que convive e eu passei minha vida aqui, talvez eu seja o engenheiro que trabalha em obras atuando a mais tempo na cidade, convive com esses problemas diáriamente, então eu acho que a gente que realmente procurar a melhor solução para cidade. Não soluções individuais. Eu acho que a gente tem pensar no coletivo, pensar no todo.
Você acha que esse debate da Copasa é coletivo que a cidade deveria fazer, em pensando estrategicamente até numa forma de aumentar os investimentos, sem abrir mão da sua autoridade?
Olha eu acho que... que pode se fazer. Não apenas Copasa como há empresas privadas também atuando, se pode se fazer inclusive uma concorrência para que se faça concessão, não é doar, não vai entregar, uma concessão que possa ser refeita. Da mesma forma que tem uma concessão de serviços públicos transito, ééé como transporte coletivo, que se faça a concessão que se estude isso, não apenas com Copasa que possa pensar também...
Enclusive, enclusive a Sabesp tem feito um trabalho extensivo fora do estado de São Paulo, ela tem recursos para investir e poderia entrar nessa concorrência...
Tem mais empresas, eu tive, tivemos a informação agora que Niterói atendida por uma empresa ligada a uma empreiteira de Sete Lagoas, das mais fortes do país. Cem por cento da água e do esgoto ela ganhou a concorrência da empresa estatal do estado do Rio. E Niterói inteira tá super satisfeita com o atendimento. Eu acho que esse problema, só porque eu to tirando um pouquinho porque as vezes as pessoas pensam tem que ser só Copasa, pra num pensar, tem pensar em primeiro lugar na cidade, e não, a empresa que possa atender melhor o povo. E como falta recursos se você consegue desviar atenção para prioridades e tiver uma empresa que possa prestar um serviço à altura e sem explorar o povo, é claro que eu acho que a gente tem que defender o interesse do povo. Essa que a visão. Eu não vou responder porque eu to lá no SAAE, pra dizer tá: tem que ser Copasa ou não. Mas, que o serviço precisa ser pensado, que se pense se o serviço tiver com muita dificuldade falta de recursos e uma série de outros problemas, sabe? Até o problema de gestão, esse vício que vem de muito tempo, esse vício que Sete Lagoas que a cidade vem arrastando a gente precisa pensar fundo respirar melhor e começar sonhar com coisas melhores para cidade e pode ser que seja por aí se você deixa um problema desse e traz... é claro que você não pode entregar para ninguém nada sem estar na mão a gerência tem que tá ligada a todo poder público todo sistema de atendimento ao público tem que ser gerenciado pelo poder municipal, pelo poder executivo ele teria que conseguir comandar tudo isso que ser entregue. Porque não tem como se abrir um buraco de esgoto e não tem nem como, nem previsão de como vai... vai resolver ele dentro da infraestrutura pra... pra recuperar se esse problema vai trazer algum transtorno a mais, coisas desse tipo. Nós temos que pensar de maneira maior.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aos responsáveis pelo poder público desta cidade de 230mil hab,passou da hora de trocar nossa água, e não é este SAAE quem vair fazer isto, não preocupam com isto, há muito esta água é de péssima qualidade, os poderosos escondem a verdade do povão, á agua é ruím e fraca,nossa cidade é uma das poucas no país que não se dá ao luxo de ter uma torneira em casa que receba agua direto da rua com pressão, recebemos sim, uma agua pingada e de péssima qualidade, levando pessoas a hemodiálise cêdo, pois danifica seus rims, levando muitos que possuem deficiência neste orgão a sofrerem , não é por qualquer motivo que ocupamos o primeiro lugar em hemodiálise do país, e também recordistas brasileiros em consumo de água mineral, não se esqueçam nunca, o SAAE nunca teve e não tem competência para administrar nossa agua, quero água boa, e já, cadê as promessas?

Anônimo disse...

Já passou da hora, há muitos anos, morreram milhares já, com os rims danificados, água boa e já, mas o SAAE não tem competência para isto, qquer outra, séria, sem interesse excusos, é claro.

Regina Pessoa disse...

Já morei em vários lugares do Brasil antes de me intalar em Sete Lagoas ,há vinte anos por escolha própria, por amar esta cidade. Minha família e eu adotamos Sete Lagoas e somos Setelagoanos de coração.O que quero dizer é que em todos os lugares do Brasil em que moramos jamais usamos uma água tão ruim. Os parentes quando vêm nos visitar só tomam água mineral e não entendem como as pessoas daqui suportam água tão pesada e ruim que os deixam passando mal.Além de ruim, sempre que vêm falta água.O SAAE é nota zero, também no atendimento aos clientes pelos quais não têm o mínimo respeito.

Leonardo de Barros disse...

Regina Pessoa,

Obrigado pela visita e Seja bem-vinda ao nosso bloguinho que tem milhares de matérias sobre a cidade que adotamos para morar e também sobre o país e o estado. Como você sou um setelagoano adotivo, e fico indignado com a péssima qualidade da água e os serviços do SAAE. E quem já teve experiência com água de qualidade melhor não entende como pode-se aceitar na cidade das sete lagoas ou mais a água que recebemos não ser própria para o consumo humano, como é essa retirada do subsolo. Enfim, agradeço-lhe a visita e convido a conhcer mais o blog: www.leonardobarros.com


Quem sou eu? Eu sou o Leonardo Barros fui pré-candidato a prefeito pelo Democratas e sou militante da causa de Sete Lagoas. Quero ajudar a fazer dessa cidade com naturais maravilhas uma maravilhosa cidade também infraestrutura, serviços, laser e desenvolvimnto.


Ah, se quiser receber matérias sobre o blog e informações sobre mobilizãções é só encaminhar o seu e-mail para mim, através dos seguintes e-mails: blogleonardobarros@gmail.com ou leonardobarros@leonardobarros.com

Leonardo Barros.