quinta-feira, 5 de março de 2009

Lucro da Ambev no 4o tri cai 15%, para R$964,5 mi - e Ambev em Sete Lagoas

Da Veja.com:
SÃO PAULO (Reuters) - A AmBev, que integra a maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev, encerrou o quarto trimestre com uma queda de cerca de 15 por cento no lucro líquido em relação ao mesmo período de 2007. O resultado foi afetado por novas regras contábeis.
A empresa fechou os três últimos meses de 2008 com lucro líquido de 964,5 milhões de reais ante ganho um ano antes de 1,132 bilhão de reais.
O ajuste contábil envolveu reclassificação de despesa com amortização de ágio de 1,253 bilhão de reais na linha outras despesas operacionais líquidas, informou a AmBev no balanço. Sem esse ajuste, o lucro líquido do quarto trimestre teria de 1,313 bilhão de reais, 16,3 por cento maior que o obtido entre outubro e dezembro de 2007.
A companhia teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 2,92 bilhões de reais, crescimento de 3,8 por cento. A margem caiu de 48,3 por cento nos três últimos meses de 2007 para 44,9 por cento.
No ano, a AmBev teve lucro líquido de 3,059 bilhões de reais, expansão de 8,6 por cento sobre 2007.
A empresa não informa previsões para 2009 no balanço, mas afirma que "olhando para 2009 e o cenário difícil da economia global, acreditamos que a característica defensiva da nossa indústria e a nossa diversidade geográfica de operações serão ativos importantes".
A empresa informou que "tivemos um início de verão difícil no Brasil com clima mais frio e inflação de alimentos, juntamente com nossa perda de share decorrente dos nossos aumentos de preço, nos levando a uma queda de volumes no trimestre". "O Canadá mais uma vez entregando bons resultados de preço e economias de custos fixos", acrescentou a companhia. Continue lendo está materia, clique aqui. Quer conhecer a história da chegada da Ambev em Sete Lagoas?, clique aqui.

Nenhum comentário: