terça-feira, 10 de março de 2009

14 dos 27 diretórios do PSDB dizem apoiar Serra. 12 não têm preferência, e um apóia Aécio


Por Fernando Barros de Mello e José Alberto Bombig, na Folha:
Pelo menos metade dos 27 diretórios estaduais do PSDB está disposta a apoiar a candidatura do governador de São Paulo, José Serra, a presidente em 2010, caso o partido realize pela primeira vez nos seus 20 anos prévias para a escolha.
Praticamente todos afirmam trabalhar pelo consenso entre Serra e o outro pré-candidato tucano, o governador Aécio Neves (MG). Questionados pela Folha sobre quem escolheriam hoje como candidato, 14 presidentes estaduais tucanos disseram Serra, 12, não ter preferência e apenas 1 apontou Aécio, o principal defensor das prévias.
A busca da união é apoiada pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "Nós vamos buscar o consenso até o último minuto."
Na falta de acordo, os presidentes estaduais argumentam que as prévias são o melhor instrumento para a escolha. "Vai fortalecer o partido e ocupar um espaço que atualmente está sendo utilizado pelo PT da ministra Dilma", disse o presidente do PSDB-PR, Valdir Rossoni.Reservadamente, o grupo ligado a Serra afirma que suas "sondagens" indicam resultado semelhante. À Folha Serra disse não ser contra a consulta ao partido: "Apenas acho muito prematura a discussão".
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também condenou ontem a antecipação da campanha eleitoral, não só da parte do governo mas também da do PSDB.Numa crítica indireta a Aécio, FHC afirmou que, neste momento de crise econômica, "governador tem que trabalhar e não viajar".O mineiro chegou a convidar Serra para percorrerem juntos os Estados atrás de votos.
"Seria precipitado. Eles são governadores, têm que trabalhar, não podem sair pelo Brasil a fazer prévias", disse FHC, na abertura do calendário acadêmico do Instituto Brasiliense de Direito Público.
Continue lendo clique aqui

Nenhum comentário: