terça-feira, 10 de março de 2009

A saúde em Sete Lagoas é tão crítica que vereador tenta instituir mutirão da catarata

Assessoria de Imprensa:
"Mais de 50% das pessoas com idade acima de 60 anos sofrem de catarata – um turvamento progressivo do cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina. Com a progressão da doença, perde-se na qualidade da visão, podendo chegar com o passar do tempo à cegueira. Em Sete Lagoas, cerca de quatro mil pessoas aguardam na fila do Sistema Único de Saúde a cirurgia. Para tentar atender o maior número de pacientes em menor espaço de tempo, foi aprovado na Câmara Municipal o anteprojeto de Lei do vereador Gilberto Pereira da Silva, o Gilberto Doceiro, (PMDB), que cria o Mutirão da Catarata, no qual os pacientes serão submetidos a cirurgias, gratuitamente, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Aprovado por unanimidade, o projeto prevê a contratação de oftalmologistas, conforme a demanda do município, para realização de cirurgias aos pacientes que fizerem suas inscrições, conforme a data a ser estipulada para o mutirão. “Os portadores da doença inscritos serão visitados em suas residências por agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e encaminhados para uma triagem, que incluirá exames de laboratório, eletrocardiograma e consulta com cardiologista, para após estes procedimentos serem submetidos à cirurgia”, explica Gilberto Doceiro."

Um comentário:

Nyl Coelly disse...

Caríssimo Leonardo, a meu "ver" quem precisa realmente de tratamento por torvamento das vistas são os ditos políticos desta nossa "cidade".
A saúde (prioritária) é apenas a ponta do iceberg no quesito ... em falta com a sociedade contribuinte...; o desleixo e a total inexperiência deixa-nos na mais completa escuridão.
As diversas desculpas (90% já ditas em gestões anteriores), acompanhadas dos outros 10% (novas, originais e absurdas) nos faz crer que a cúpula político-administrativa desta cidade nos toma como ignorantes (burros mesmo!).
Vamos a um exemplo: _ IPTU só em maio! Tudo bem! Será dividido em 10 parcelas como era antes? Não! Sofre o bolso; sofre o cidadão.
Tenho comigo 41 razões para pagar essa extorsão em juízo e aguardar (amargamente) que alguém competente nos remeta a uma situação "menos" crítica do que nos encontramos.

Um grande abraço (Sem gripe suina, aviária, etc.)

Nyl