terça-feira, 10 de março de 2009

Aécio Neves X Fernando Herinque Cardoso

Leiam as matérias abaixo do Estadão: na primeira FHC critica Aécio porque "Eles são governadores, têm de trabalhar. Não podem sair pelo Brasil a fazer prévias e não trabalhar." E Aécio responde que "Não se constrói um projeto para o País de alguns gabinetes ou da Avenida Paulista. Se constrói caminhando pelo País. E é o que eu estou me dispondo a fazer". Leiam comento em outro post:
FHC
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou ontem não só o comportamento eleitoral da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como a campanha pelas prévias tucanas, sugerida pelo governador de Minas, Aécio Neves. Na condição de presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique afirmou que, hoje, as prévias são só uma ideia e ninguém pode ser contra a tese de uma escolha democrática. Mas deixou claro que será difícil pôr essa ideia em prática.
Mesmo sem mencionar o convite de Aécio ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para que ambos percorram juntos o País, em pré-campanha para as prévias, o ex-presidente fulminou a sugestão: "Eles são governadores, têm de trabalhar. Não podem sair pelo Brasil a fazer prévias e não trabalhar." Antes da insistência de Aécio em favor da prévias, Fernando Henrique se posicionara a favor da escolha imediata do candidato tucano.
AÉCIO
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), rebateu nesta terça-feira, 10, as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre campanha pelas prévias para a definição do presidenciável tucano. Aécio demonstrou certa irritação com a declaração de FHC, que afirmou que ele e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) - que disputam a indicação como candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, "não podem sair pelo Brasil a fazer prévias e não trabalhar".
"Não se constrói um projeto para o País de alguns gabinetes ou da Avenida Paulista. Se constrói caminhando pelo País. E é o que eu estou me dispondo a fazer", afirmou o mineiro, sugerindo que o ex-presidente participe das viagens com Serra sugeridas por ele. "O presidente Fernando Henrique seria uma figura muito importante nessas viagens. No seu caso, talvez, ele possa até viajar além dos finais de semana", afirmou, ressaltando, contudo, que não há divergência entre eles.
Aécio disse que "talvez" o ex-presidente não tenha sido informado com clareza sua proposta. "O que eu tenho dito é que seria importante que nos finais de semana nós pudéssemos andar pelo País. Porque além das nossas tarefas administrativas - e, no caso de Minas, me parece que os mineiros julgam que ela vai bem -, nós temos também responsabilidades políticas na construção de um partido, na construção de propostas", declarou o governador de Minas.
Para reforçar seu argumento em favor das prévias, ele alertou para as dificuldades que o partido enfrentará na eleição presidencial para voltar ao Planalto. Segundo Aécio, as primárias servirão como uma "oportunidade extraordinária" de o PSDB "se contrapor à movimentação" da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata petista. "Que cada vez será maior daqui por diante. Ela não diminuirá, ela será cada vez mais explícita", avaliou."
Nós não ganhamos essa eleição de forma antecipada, como alguns parecem demonstrar. Longe de ser o governador Serra, mas (para) algumas figuras do partido parece que basta apenas nós hoje termos um candidato que ganhamos as eleições", disse. "Temos de ter um projeto para o País. As prévias, mais do que um instrumento de indicação de um candidato, é um instrumento de definição de projetos, de popularização das propostas do PSDB." Aécio, que completa hoje 49 anos, voltou a garantir que o PSDB estará unido na disputa, mas ressaltou que essa unidade não pode ser apenas das lideranças da legenda, mas também das bases partidárias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pro Aécin! Que venham mais 49 anos de muita saúde (para sua nareba e seus pulmões). Tadinho dele, o garoto prodígio de Minas, deve tá triste prq o resto da imprensa brasileira não é comprada por ele, assim como é em sua capitania hereditaria. FHC e Serra estão sendo muito bonzinhos. Eles tem logo é que vir aqui em BH (ou melhor, no Leblon ou quem sabe em Ipanema), para dar uma coça nesse menino desobediente. Ele não consegue entender que ele não é nada para o país. Político que se une à petralha só pode ser: PETRALHA! Ou PMDB!
Por favor, Serra! Pelo amor de Deus, vem calar a boca desse petralha infiltrado no PSDB. Ele só quer desunir o partido com essa tal de prévia e isso vai ser um desastre prq aí quem vai se dar bem vai ser a "Mãe" Petralha Dilmurcha Rou@#$%ssef.

Anônimo disse...

Aécio,
Deixa logo esse PSDB, isso é um partido de muitos caciques, a cúpula não obedece as próprias normas e resoluções internas, previstas no estatuto.Já está decidido o candidato será Serra, vc, vai ser preterido mais uma vez, procure logo outra sigla p/ garantir a sua candidatura.