terça-feira, 24 de março de 2009

Reunião com os 9, ou já seriam 8, 7...

Temendo uma rebelião na base e a perda de apoio o prefeito convocou os vereadores para uma reunião de emergência nesta quarta-feira as 10:30 no gabinete. É uma tentativa de apaziguar os ânimos dos parlamentares que andam muito insatisfeitos com o rumo das coisas. Mas e o que vai dizer aos vereadores? E eu sei lá!, deve tentar passar um mel na boca dos edis, pedir calma, dizer que apesar dos "deslizes" que o governo tem cometido, já se vê avanços aqui e ali (onde?) e tentar ganhar tempo.

Podem aproveitar o vereador Dr. Euro que apesar de não ter apoiado Maroca é "muito bem atendido e bem rapidinho em tudo que pede", como exemplo - mas Euro Andrade tem naturais convergências de amizades com o Maroca, e nesse governo, e eles até podem fingir que não, mas amizade é tudo, do contrário morre pagão. Claro, claro há um caminho alternativo. Aliança com a população, que é verdade as vezes é esquecida como estratégia de atuação. Muitos parlamentares ganham e nunca mais voltavam. Mas esse ainda é o melhor caminho para não ficar na mão do executivo, de ninguém. É claro que é uma alternativa para quem quer trabalhar. E falo de uma relação sincera, nada de populismo ou assistêncialismo, que vira promiscuidade. A propósito essa é forma de mudar a relação com o executivo: firmar uma forte aliança com a comunidade e negociar de forma legítima e altiva com o executivo

E como muitos não estão gostando dos rumos das coisas, a aliança com a sociedade pode ser a única escolha, porque, acredite, esse RUMO, não os erros eventuais, estaria ainda mais acelerado se vivêssemos um cenário de fartura económica. Agora, como não se vive uma situação de fartura farão caras e bocas de humildes, mas isso não aconteceria se a situação fosse outra. Garanto, passariam o trator em quem ficasse dependente deles e não tivesse uma forte aliança com a sociedade. Assim, é ruim heim, ficar na mão dessa gente.

Ademais, os vereadores não são bobos não. Para um deles eu acho que a ficha já caiu. Na reunião de hoje ele questionou quem é que tava com o prefeito em outubro [na campanha] esse que recebe tudo ou eu? -, [referindo-se ao colega que é do fundo do quintal, e, claro por isso mesmo é bem servido]. Claro que quem carregou o piano foi o vereador que questionou, porém, o outro é há muito do fundo do quintal.

PS.: Reunião com os 9, ou já seriam 8, 7... ["Com os 9" porque esse foi o grupo que se formou para eleger a mesa diretora da Câmara e em tese é a base de apoio ao prefeito. Está fora desse grupo a bancada do PMDB].

Nenhum comentário: