segunda-feira, 30 de março de 2009

Tem algum líder aí, ou só um bom gerente?

Leiam o que vai em azul, volto em seguida:
De novo? A Copasa parece ter reatado o namoro com Sete Lagoas, já se veicula na imprensa local a mídia simpática da empresa, já tem gente defendendo publicamente a vinda da empresa estadual, etc.

Penso, o assunto é prematuro, vinda Copasa ou da Andrade Gutierrez, enfim, de qualquer mudança. É preciso esperar o resultado do choque de gestão que o Saae iniciou, com o comando de Ronaldo Andrade.

Esse moço que dirige o Saae tem ótimas idéias, mostra ter competências para gerenciá-las, mas, convenhamos, as mazelas do Saae perduram há décadas, não há como organizar a Casa da noite para o dia
. Calma gente, é preciso dar tempo para o moço trabalhar. Depois façam as cobranças!

Voltei. O Ronaldo Andrade, o "moço que dirige o Saae" é este da foto ao lado. Vamos deixá-lo mostrar que é um bom gerente? É o que nos pede agora o seu mais novo neoamigo, João Carlos de Oliveira, no texto acima, publicado em sua coluna "Cornetando". É, vamos lhe conceder alguns anos, assim, ele mostra toda sua capacidade gerencial-executiva, e torna o nosso Saae uma autarquia altamente eficiente, que tal? Gente, paciência... vai continuar faltando água, o esgoto vai continuar voltando pra dentro de casa, mas o que é isso, temos que ter calma e deixar o homem trabalhar para nos provar suas "ótimas idéias". Depois desses anos o Eng. Ronaldo Andrade vai deixar o Saae tiníno: ágil, com uma frota de serviços recuperada, um SAC - Serviço de Atendimento -informatizado de última geração com gente bem treinada para receber as milhares reclamações, não faltará mais uniforme, haverá atendimento pela Internet e tudo mais que o homem for capaz de sonhar e executar de bom para fazer do nosso Saae uma "empresa que dá certo", não é mesmo?

Eita coisa boa que vai virá o "nosso patrimônio" só! O Saae vai resolver o seu problema e vai dar certo se a gente tiver, claro, a paciência que o dirigente precisa para "organizar" a Casa. Afinal, como assume o próprio texto acima "convenhamos as mazelas do Saae perduram há décadas, não há como organizar a Casa da noite para o dia".

Ou seja, nos estão pedido mais alguns anos, décadas talvez, de sacrifício, para que esse "moço", Ronaldo Andrade, possa mostrar que sabe trabalhar. Depois desse tempo certamente o Saae vai resolver o seu problema; o nosso é depois que as coisa miorar. Como disse conversei com Ronaldo e ele me pareceu, sim, um bom profissional, um ótimo gerente. E isso é realmente uma péssima notícia para Sete Lagoas. Por quê? Porque ele vai lutar para melhorar o Saae e provar para a cidade sua capacidade, já tem até o discurso na ponta da língua: "a cidade escolheu o Saae", disse na reunião da Câmara - eu não participei dessa decisão, você participou? -, mas não importa, agora nós seremos reféns da sua luta para provar que "o Saae pode dar certo", ele também, claro.

Sabe o que esse "moço" já provou para mim? Que bom gerente pode ser; líder não é. Se fosse teria a grandeza suficiente para reconhecer que o Saae precisa de tempo para SI RECUPERAR. E aí está o X da questão: a cidade não tem mais tempo para o Saae se recuperar, ela, a cidade, tem muito pouco tempo para construir/recuperar a sua infraestrutura de Saneamento Básico. O que são coisas bem distintas, não Sr. Ronaldo? Mais: a cidade não quer um gerente, exige um líder com a honestidade e a grandeza suficiente para reconhecer que o povo não pode ser mais refém de corporativismos, saudosismos, e, sobretudo, neste momento, de vaidades profissionais.

Tem algum líder aí, ou só um bom gerente?

Nenhum comentário: