terça-feira, 24 de março de 2009

Promessa NÃO cumprida do SAAE - Estações de tratamento de água não entraram em funcionameto após o carnaval

Por Celso Martinelli, no Jornal Sete Dias (20 a 26 de fevereiro). Leiam comento em seguida:
O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Ronaldo Andrade, em entrevista coletiva na manhã dessa quinta-feira, anunciou que após o Carnaval já estarão em funcionamento duas novas Estações de Tratamento de Água (ETA) de Sete Lagoas. Uma ETA está localizada no bairro CDI II e outra no bairro Monte Carlo. Serão atendidos cerca de 10 bairros e um universo de 60 mil contribuintes. De acordo com o engenheiro da autarquia, Antônio Otávio Gontijo, com as estações, será solucionado o problema de concentração de ferro manganês destinado aos bairros localizados na região da industrial do município.

Os funcionários estão em fase de treinamento para colocar em operações as ETA´s. “Desde 2000 as pessoas já reclamavam que a água era turva e amarelava as roupas brancas no ato de lavar. Antes o controle já era feito com produto químico. Agora, com a estação de tratamento, o problema será resolvido”, afirma o engenheiro Antônio Otávio. A implantação da ETA em dois bairros foi possível através convênio entre o SAAE e a Funasa. Foi investido R$ 1,6 milhão, sendo R$ 400 mil de contrapartida da autarquia e o restante da Funasa.

Comento
Hoje é dia 24 de março, e, portanto, está completando um mês que o SAAE não cumpre com a promessa de colocar estações de tratamento de água em operação. E não coloca por quê? Falta conhecimento para operar duas pequenas estações de tratamento de água. “Ah, Leonardo não é simples assim!” Claro que não é. Para uma autarquia que nunca operou qualquer estação de tratamento de água é muito complicado colocar em funcionamento até uma mini ETA - Estação de Tratamento de Água. E esta é a questão: Sete Lagoas não desenvolveu conhecimento para fazer saneamento.

O que muita gente não entende é isso: SETE LAGOAS ESTÁ COM MAIS DE 60 ANOS ATRASO NESSA ÁREA. Eu fiz analogia, num post abaixo, com a ilha dos irmãos assassinos castros e é verdade, nós somos a Cuba mineira. Aqui em muitos aspectos nos os imitamos, somos reféns de uma visão obsoleta e isolacionista vivemos agarrados a uma auto-suficiência besta que nos garante na média 50 anos de atraso.

Neste final semana conversei com uma pessoa que pertence a alta cúpula do SAAE e essa pessoa me contou que é difícil colar em funcionamento essas Estações de Tratamento de Água "afinal o SAAE nunca teve uma". Nenhuma surpresa, não é mesmo? Para uma autarquia que não tem ferramental básico para sua operação cotidiana rudimentar como vai conseguir operacionalizar no tempo previsto e adequadamente um equipamento de mais tecnologia? Enquanto isso o pessoal dos Bairros e região do Monte Carlo e CDI II continuam recebendo água com ferro e manganês.

O que falta então a Sete Lagoas para fazer um serviço de ponta? GRANDEZA!!! Para quê? Para reconhecer que não possui o equipamento, a tecnologia, o capital humano preparado, o capital financeiro para realizar o serviço e nem tem o tempo hábil para recuperar atraso e dar dignidade mínima ao cidadão que é ter água pública em qualidade e quantidade suficiente para a família.

E a pequenez é tão grande que temos em volta da cidade uma das melhores empresas de saneamento do Brasil, a Copasa, e nós vivemos aqui como uma população de segunda categoria que passa sede, recebe água dura e tem que mandar para força anulamente 1o.ooo.ooo (Dez milhões de reais) em divisas com importação de água mineral. Chamfort dizia que "a sociedade se compõe de duas grandes classes: aqueles que têm mais refeições do que apetite e aqueles que têm mais apetite do que refeições". Nós podemos adaptar o que ele dizia assim - a sociedade da grande BH mais Sete Lagoas compõem-se de duas grandes classes: as outras cidades vizinhas que têm mais água do que sede e Sete Lagoas que têm mais sede do que água.

2 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo:

O caso da ETA é caso de polícia!

Enquanto isso no Jardim Arizona, a água do SAAE tá mais turva do que da enxurrada que corre pelas ruas do bairro.

A coisa tá feia.

Anônimo disse...

Reportagem sensacional, tudo que se fale de Água e saneamento nesta cidade mexe comigo, sai daqui em 69, ouvia diariamente dentro de minha casa, sempre frequentada por médicos,éramos vizinhos de uma clinica médica estadual na rua Antonio Olinto, os médicos ali tomavam seu cafézinho, e sempre ouvia," A agua de sete lagoas é horrivel", muita gente sofre dos rins, era o que sempre ouvia, pois é, passei 38 anos fora, volto e qual é o problema da cidade? água, estamos no livro de records, em consumo de agua mineral,cara, e em hemodiálise,(per capita) não vi nos debates na câmara e na cidade(audiências públicas assistidas apenas por funcionários interessados em não perder o emprego?seria isto?)esclarecimentos neste sentido,porquê esta omissão?alguma categoria de trabalhadores gosta desta situação?portanto a população não foi totalmente esclarecida destes fatos, omitiram, e olhe que tínhamos meia duzia de vereadores medicos? sinceramente não entendi isto, o que entendo é que temos uma água da pior espécie, fraca em quantidade,. e a população gasta com agua mineral o que poderia gastar em outros alimentos, a meu ver esta companhia não foi preparada para cuidar deste alimento, a qualidade de vida é ruím também pela péssima qualidade da ´agua, é uma pena, seu povo, também a meu ver, é orgulhoso, não gosta de reclamar, de falar, por este orgulho que é achar feio reclamar de verduras mal cuidadas, alimentos vencidos nos supermercados deixa a desejar e a qualidade de vida perde, eu já gosto de reclamar, tenho vergonha de outras coisas, não de reclamar de meus direitos.Não intereea de onde venha a agua, e qual companhia a administre, menos a atual, para termos dias melhores, com qualidade.juliomandacaru@hotmail.co, meu nome julio jose de melo