terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O SÍFU e os 70% da malandragem da CIA Lula PT & Silva

Por Renata Giralda, na Folha Online:
A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto negou nesta segunda-feira que tenha censurado a divulgação do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada. No Rio, Lula usou o termo "sifu" --uma corruptela de uma expressão vulgar-- para ilustrar um raciocínio. Inicialmente, o termo apareceu na íntegra do discurso como inaudível. Só mais tarde é que o termo foi acrescentado.
Em cerimônia no Rio, Lula reproduziu um suposto diálogo entre um paciente e um médico. Segundo o presidente, o que se aconselha é que o profissional faça uma análise positiva sobre o quadro negativo do doente e não o contrário.
"Ou você diria ao paciente 'sifu'? Se você chega dizendo a gravidade da doença, você acaba matando o paciente", afirmou o presidente.
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou hoje que a divulgação do discurso do presidente ocorreu por "erro", e não censura.
A orientação, segundo a secretaria, é divulgar na íntegra tudo o que for dito pelo presidente da República. Leia mais

Minha opinião:

Eles estão realmente desesperados e sem saber o que fazer. Nesta madrugada escrevi sobre isso num post, logo abaixo (clique aqui para ler). Começou com "SÍFU", agora querem transferir a responsabilidade dos efeitos da crise para a oposição e "autonomia" do Banco Central.

Seria até "engraçado e extraordinário", como disse José Serra, mas não é. É só PT em estado bruto. Como diz Reinaldo Azevedo é o presente eterno, seu posicionamento não reflete uma visão coerente, mas uma conduta eternamente oportunista. São capazes de culpar ainda hoje FHC: por ações e/ou omissões que são autenticamente suas. O país precisa livrar-se desses picaretas. Reinaldo outro dia disse que o "SIFU" de Lula é o triunfo do deboche . Mas, como o próprio Rei ensinou o triunfo foi, antes, da ausência do confronto político por parte da oposição. Uma lacuna que vem sendo preenchida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Não porque esteja fazendo política de oposição, mas porque está confrontando os malandros com a legalidade, com a Lei. Encarando-os sem medo. O que faltou a oposição fazer quando da descoberta do mensalão. Ela, a oposição, ficou embasbacada com o episodio e não agiu, enfim, não fez o que tinha que fazer: pedir o impeachment do malandro. Faltou a oposição na época agir com a coragem e firmeza do ministro Gilmar Mendes, que, por exemplo, chamou "Lula às falas" e fazendo-o à contragosto por freio em sua Abin. Como faltou ao então candidato a presidente o Sr. Chuchu Alckimim uma atitude também assertiva na campanha de 2006, não é? Os 70% são o triunfo da malandragem da CIA Lula PT & Silva, sob olhar acovardado da oposição durante seis longos anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pouco importa se é FHC ou Lula. Se é PSDB ou PT. O fato é que, sempre, quem chega ao poder estará representando tão somente as classes mais favorecidas. O pobre trabalhador, que ganha um mísero salário mínimo, com o qual mal pode alimentar a si mesmo, sempre sofrerá com os políticos brasileiros. Esse país é corrupto por natureza.

Não venho aqui dizer que EUA ou Europa são nações inteiramente integras sem qualquer mazela política, mas, por lá, ao menos o povo tem condições mais dignas de vida.