quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Confiança da indústria recua ao menor nível desde 1998

Por TATIANA RESENDEDA, Folha:
Os empresários nunca estiveram tão pessimistas com relação ao futuro. Sondagem da FGV (Fundação Getulio Vargas) sobre as expectativas da indústria para os próximos meses aponta para o patamar mais baixo da série histórica, iniciada em abril de 1995.
Já sobre a situação atual, a avaliação dos entrevistados é a pior desde julho de 2003, após alcançar um pico de otimismo em junho passado. Os dois indicadores, que já vinham sendo afetados pela crise econômica nos últimos meses, compõem o índice de confiança da indústria, que está no menor nível desde outubro de 1998.
Com relação ao dado de novembro, houve queda de 11% e, no comparativo com igual mês do ano passado, redução de 37%. Aloísio Campelo Júnior, coordenador da pesquisa, ressalta que, por causa do período de coleta (1º a 23 de dezembro), parte dos entrevistados respondeu antes do pacote anunciado pelo governo no dia 11."
A produção deve mostrar continuidade do ritmo mais fraco iniciado em outubro, quando recuou 1,7% ante setembro", prevê Cláudia Oshiro, economista da Tendências. Assinante continue lendo clique aqui

Nenhum comentário: