segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Número de cidades em estado de emergência sobe para 49 em Minas; 13 morrem

Folha Online:
A Defesa Civil de Minas anunciou na manhã desta segunda-feira que o número de municípios em situação de emergência no Estado, em decorrência das chuvas, subiu de 43 para 49.
Segundo balanço do órgão, as chuvas na região já deixaram 13 mortos em todo o Estado. Além disso, 4.631 pessoas estão desabrigadas e outras 27.832 estão desalojadas, ou seja, estão hospedadas em casa de amigos e parentes.
Os municípios que decretaram estado de emergência nos últimos dias são: Patrocínio de Muriaé, Divinópolis, Piranga, Rio Casca, Raul Soares e Tumiritinga.
Nos últimos dias também foi registrado enchentes e deslizamentos nos municípios de Antônio Dias, Ibirité, Jeceaba, Divinésia e Guidoval.
No Estado de Santa Catarina, as chuvas já deixaram 131 mortos e 22 continuam desaparecidas. Ao menos 5.700 pessoas que tiveram suas casas destruídas pelas chuvas no Estado devem passar o Natal em abrigos montados nas várias cidades atingidas pelas chuvas.

Risco em barragens
O Estado de Minas anunciou estar preocupado com as cerca de 650 barragens que existem no Estado, de hidrelétricas e de mineradoras. O governador Aécio Neves (PSDB) afirmou que engenheiros estão fiscalizando as barragens, que terão que reduzir os volumes por causa da pressão exercida em razão do excesso de água que receberam. O trabalho será realizado para evitar que as barragens rompam.
"Será feita de forma coordenada, com comunicação com as regiões que receberam parte dessas águas, mas sempre no limite para não criar nenhum problema para essas regiões. O objetivo é diminuir a pressão, para que, na eventualidade de novas chuvas, não tenhamos nenhum risco de desastre", disse o governador.

Nenhum comentário: