quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Brasileiro não segue orientação de Lula: gasta menos e paga à vista neste Natal

Por Márcia De Chiara, no O Estado de S. Paulo:
SÃO PAULO - O brasileiro gasta menos e opta pelo pagamento à vista neste Natal. Nos redutos de lojas populares e nos shoppings de classe média foi detectada queda de 5% e 15%, respectivamente, no valor das compras deste ano em relação ao mesmo período de 2007.

"Até o comércio popular está sentido a queda no valor do tíquete médio", conta Jean Makdissi Junior, diretor da Associação dos Lojistas do Brás, que reúne cerca de 6 mil lojas. Neste ano, o valor médio das compras gira em torno de R$ 40. Na análise do comerciante, há um crescimento no número de pessoas circulando pelas ruas da região. No último fim de semana, passaram pelas lojas quase um milhão de pessoas, 8% a mais em relação ao Natal de 2007 - só que o faturamento das lojas até agora está equiparado com o do ano passado.

O quadro é semelhante nos shoppings voltados à classe média. Cesar Garbin, diretor de Operações do Grupo Sonae Sierra Brasil, que tem nove shoppings no País, conta que as vendas de Natal registram até agora crescimento inferior a 2% na comparação com 2007. Mas o fluxo de pessoas aumentou muito mais, perto de 4% no mesmo período. O grupo é dono dos shoppings Boa Vista, na capital, e D.Pedro, em Campinas.

No shopping Pátio Higienópolis, que é de outro empreendedor, desde a metade do mês o horário de abertura e de fechamento das lojas foi ampliado para dar conta do maior fluxo de pessoas, diz a gerente de Marketing Renata Belardinucci.

"Além do gasto médio menor, as lojas estão concedendo mais descontos no preço", diz Garbin, do Sonae Sierra. A tendência foi constatada por um sondagem da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). A enquete ouviu 160 lojistas entre os dias 18 e 20 deste mês, e 62% dos comerciantes informaram que oferecem abatimentos nas mercadorias. No Natal do ano passado, 51% delas declararam ter usado esse artifício para ampliar os negócios. Leia mais

Nenhum comentário: