quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Relação PT-PMDB se complica 3 - DEM, PSDB, PTB, PPS e PV oficializam apoio à candidatura de Michel Temer na Câmara

Por RENATA GIRALDI, na Folha Online. Leia minha opinião a seguir:
O DEM, PSDB, PTB, PPS e PV oficializaram nesta quarta-feira o apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. Elogiado pelos partidos, Temer se comprometeu a conduzir uma gestão independente, mas com bom relacionamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dando mais atenção aos pleitos da bancada feminina e ainda reduzindo o número de MPs (Medidas Provisórias) na Casa. "As MPs têm de ser restringidas pouco a pouco. Nós podemos propor uma nova fórmula, como projetos com urgência e urgentíssima [que pelo regimento interno da Câmara têm prioridade]', afirmou Temer. '[Será uma gestão] que não olhe a favor nem contra o governo nem se é oposição ou não." Cauteloso, Temer elogiou o uso dos decretos-lei --aplicados durante o período militar--, mas destacou que sua utilização deve respeitar estritamente as normas jurídicas. Por isso, disse ser necessário buscar alternativas. Os representantes DEM, PSDB, PTB e PV afirmaram que o fato de vários partidos estarem a favor de Temer mostra que há uma construção pela candidatura que representa a Câmara como um todo. "No momento é importante valorizar as instituições, que estão desvalorizadas, por isso Temer é o candidato ideal [que é capaz de trabalhar por isso]", afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "Nós aqui temos de ter um Parlamento forte, o que significa o povo bem representado", disse o líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC). O líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães (BA), defendeu que se trabalhar por uma Câmara autônoma. "Precisamos ser combativos e não podemos nos pautar pelos interesses do Executivo", disse o deputado.

Minha opinião
A candidatura de Michel Temer na Câmara toma cada dia mais contornos oposicionistas. O apoio firme dos partidos DEM, PSDB, PPS são um indicativo nesse sentido. E se o PT que deu sinais de que pode recuar do acordo com PMDB na Câmara, como informou o jornal O Tempo, deixar mesmo a canoa de Temer, sua candidatura estará de fato alinhada com a oposição.

Caso isso se confirme o PT pode entrar com força na candidatura de seu aliado histórico, Aldo Rebelo (PC do B-SP). A disputa, assim, ficaria acirrada e arriscada para Temer. O dado mais importante se ocorrer essa divisão entre PT e PMDB, é que já se estaria muito próximo de uma ruptura do PMDB com o governo para 2010, independente de vitória ou derrota do deputado Michel Temer.

Lembrando que Geddel já deixou muito claro que não há garantia do PMDB caminhar com o PT nas próximas eleições e a candidatura de Garibaldi no Senado sendo confirmada, a relação PT-PMDB estaria definitivamente abalada . O cenário tá ficando interessante.

Nenhum comentário: