quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

TSE barra Ferramenta e manda dar posse a Quintão

Do O Tempo:
Chico Ferramenta venceu nas urnas, mas tem problema em contas públicasDa redação
A dois dias da posse, a eleição em Ipatinga, no Vale do Aço, sofreu mais um revés e o candidato vitorioso nas urnas e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Chico Ferramenta (PT), foi barrado por uma decisão liminar divulgada ontem à tarde pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além de suspender a diplomação de Ferramenta, o ministro Carlos Ayres Britto determinou ainda a posse do atual prefeito e segundo colocado nas eleições, Sebastião Quintão (PMDB).Essa nova determinação, segundo o ministro, "pode ser mudada, sem prejuízo de nova proclamação e nova posse, até o julgamento, pelo TSE, de recurso do candidato Chico Ferramenta."
Apesar de vitorioso nas urnas, o petista teve o registro de sua candidatura cassada após as eleições de outubro pelo TRE mineiro por seis votos a zero. Ferramenta é ex-prefeito de Ipatinga e durante a gestão, de 1989 a 1993, teve sua prestação de contas rejeitadas. No entanto, Ferramenta recorreu ao TSE questionando o mérito da decisão da Justiça Eleitoral mineira e, como ainda aguarda um parecer, tinha a expectativa de tomar posse, pois foi diplomado no último dia 18. Link aberto leia mais clicando aqui

Imbróglios
Chico Ferramenta
Foi condenado no final de 2006 pelo TCU a ressarcir aos cofres públicos R$ 21,9 milhões, além de pagar uma multa de R$ 4 milhões por irregularidades na aplicação de verbas públicas.
Sebastião Quintão
No início do mês, ele foi considerado inelegível por três anos, por decisão do Foro Eleitoral de Ipatinga. Quintão é acusado de abuso de poder econômico durante sua campanha à reeleição

Nenhum comentário: