domingo, 28 de dezembro de 2008

Washington culpa Hamas por violência

Folha:
Os EUA responsabilizaram ontem o Hamas pelo recrudescimento da violência em Gaza e instaram Israel a evitar vítimas civis na operação militar, sem no entanto pedir o fim dos ataques. Israel diz que seu principal alvo é a infra-estrutura do grupo radical palestino.
Tradicional aliado de Israel, Washington disse que, para que a violência acabe, o Hamas -considerado pelos EUA um grupo terrorista- deve parar com os disparos de foguetes contra o território israelense.
"Os EUA condenam fortemente os repetidos ataques de foguetes e morteiros contra Israel e consideram o Hamas responsável pelo fim do cessar-fogo e pela retomada da violência em Gaza", afirmou em nota a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice."
O cessar-fogo deve ser restaurado imediatamente. Os EUA pedem a todos os envolvidos que atentem para as necessidades humanitárias urgentes do povo inocente de Gaza", diz ainda a nota.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Gordon Johndroe, afirmou que cabe ao Hamas pôr fim à violência. "Os contínuos ataques com foguetes do Hamas devem cessar se querem acabar com a violência. O Hamas deve pôr fim a suas atividades terroristas se quer ter um papel no futuro do povo palestino."

Nenhum comentário: