sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Gilmar Mendes afirma que críticas à atuação da PF trouxeram resultados

Por MÁRCIO FALCÃO, na Folha Online:
Depois de protagonizar diversos embates com a cúpula da Polícia Federal ao longo do ano em torno dos métodos utilizados nas operações, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, avaliou nesta sexta-feira que as críticas trouxeram resultado. Para Mendes, a "espetacularização" diminuiu e foi motivada, especialmente, a partir de suas observações. "Tenho impressão que isso mudou. E eu não recuso os méritos", disse o presidente do STF.
Segundo Mendes, as divergências sobre os recursos utilizados pela PF foram importantes para o país acordar para uma situação que trazia riscos à sociedade. "Aquilo que eu apontava sobre o estado policial era muito mais grave do que eu esperava. A mistura de Polícia Federal com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) é uma ameaça à cidadania de forma geral. Estava se criando um super sistema", afirmou o ministro.
Para Gilmar Mendes, uma das medidas que ajudou a reformular o desencadeamento das operações da PF foi a resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que restringiu o uso de nomes nas ações da PF. "Foi uma medida significativa", disse. Leia mais

Nenhum comentário: