terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Federal Reserve reduz juros para o menor patamar da história

da Folha Online:
O Federal Reserve (Fed, o BC americano) decidiu nesta terça-feira estabelecer sua taxa de juros para uma margem entre zero e 0,25% ao ano, em sua última reunião regular de 2008, o menor patamar de sua história. A taxa estava em 1%, nível a que chegou na reunião de outubro.
Na reunião, o Fed ainda decidiu, por unanimidade, cortar a taxa de redesconto em 0,75 ponto percentual, para 0,5% ao ano.
Entre a reunião anterior, em 29 de outubro, e a de hoje, o Fed se viu diante de dois dados principalmente que evidenciam a fragilidade da economia americana: o mês de novembro registrou a perda de 533 mil empregos e o Nber (Escritório Nacional de Pesquisa Econômica, na sigla em inglês) informou que a economia americana está em recessão desde dezembro de 2007.
Segundo o Nber -- é um dos principais institutos de economia dos EUA e responsável por avaliar quando o país está oficialmente em recessão ou não e quando esta acabou--, a economia americana atingiu um pico em dezembro de 2007, que marcou o fim do ciclo de expansão começado em novembro de 2001 e o início da recessão. As estimativas são de que a economia dos EUA prosseguirá em recessão até meados de 2009. Leia mais

Nenhum comentário: