segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

E agora? Lula não sabe pilotar e o piloto automático não funciona mais

Até aqui, Lula colheu maravilhosos frutos que não teve o trabalho de plantar. Ele foi beneficiário do esforço de 8 anos para estabilizar a economia, de reformas constitucionais altamente impopulares implementadas por FHC; Lei de Responsabilidade Fiscal; privatizações que geraram milhões em empregos como as telecomunicações, Programas sociais de transferência de renda implantados, sistema de avaliação educacional e... milhares de outras iniciativas feitas por governos anteriores ao seu. Além disso teve a sorte de assumir o governo no início de um inédito crescimento econômico mundial.

Aí foi só ir para a galera! E Lula foi. Está completando 6 anos de farra. Uma felicidade só: Lula acaba de atingir 70% de aprovação. Nunca antes neste país pode repetir ele, nenhum presidente alcançou um número tão alto de "ótimo e Bom". Lula então está comemorando feito doido? Não. Mas, como não? A mamata acabou.

Lula alcançou essa aprovação com o país no piloto automático e a economia mundial funcionando como locomotiva. Na cabine (Banco Central) do piloto automático Henrique Meirelis manejava o sistema de metas de inflação e câmbio flutuante implantado por Arminio Fraga. Tudo funcionando aparentemente de forma perfeita, até que surge uma grande turbulência e o piloto é obrigado assumir o controle. Aí que vem uma descoberta: o piloto é um falsário, ele nunca pilotou nada vida, nem mesmo um torno.

Leitor amigo, durante seis longos anos, o Sr. Lula curtiu o poder e "Sífu" pro resto. A bonança econômica camuflou a incompetência, o desgoverno, o banditismo... que o diga a Petrobras, né? Os problemas não apareciam, com o apoio das agências de riscos e dos analistas que pitavam um quadro maravilhoso, onde os problemas locais eram ignorados, como a má gestão das estatais, o aparelhamento partidário da maquina, politização das agências de riscos...

Sem o comando de um piloto que fosse capaz de formular, coordenar e liderar a execução das tão importantes reformas que garantiriam a nave brasileira maior autonomia e melhor desempenho, o país nada fez. Agora, o combustível injetado com as antigas reformas está no fim. O tal PAC é um programa tão vagabundo que não conseguiu construiu uma só pista de pouso para reabastecer a nave. O piloto que não é piloto e tem 70% aprovação dos iludidos passageiros, já entrou em pânico porque não sabe o que vai fazer com a nave que já começou a perder altitude e vai cair. Mas o falsário já encontrou um responsável: o piloto automático.

Vejam o que ele mandou o seu porta voz, não oficial, Kennedy Alencar dizer, o homem que sabe até o que Lula pensa: Por Kennedy Alencar, na Folha Online:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguardará a decisão do Banco Central nesta semana sobre a taxa de juros para tomar uma decisão mais importante. Lula estuda agora uma eventual interferência política pública e assumida para forçar uma queda da taxa básica de juros caso o BC insista em manter os juros no atual patamar ou não sinalize que vai baixar a taxa no ano que vem. Leia mais

Nenhum comentário: