terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Serra vai se tornar o presidente do Brasil?

Em dezembro de 2000, Lula liderava as pesquisas com 26% a 30% das intenções de voto. Em dezembro de 2008, Serra lidera as pesquisas com taxas que variam de 36% a 47% das intenções de voto. Dois anos depois desses índices auferidos, Lula se tornou o presidente do Brasil. O que vai acontecer daqui há dois anos, Serra vai se tornar o presidente do Brasil?
Eu me lembro bem, nesta época eu morava em Belo Horizonte - hoje moro em Sete Lagoas - e era membro de conselheiro municipal de saúde ( em 2002) da região leste da cidade. O prefeito Pimentel tinha acabado de assumir a prefeitura no lugar de Célio de Castro, afastado por doença. No contato e convivência com os petistas e sendo um expectador interessado da cena política nacional, observava duas coisas: a primeira é que eu constatava na prática a forma malandra do PT fazer política e a outra era a visão estratégica que a turma esquerdista tinha, visando alcançar seu grande objetivo: fazer Lula presidente. O negócio deles era alcançar essa meta, havia um esforço individual e coletivo para isso, eu observava.
No PSDB como está no post abaixo, não se tem essa visão estratégica. Pouco importa se há um franco favorito, o partido prefere relativisar a possibilidade dele. Ou ficar com o que tem menos em nome de uma determinada TESE do momento, como aconteceu com a escolha de Alckimin à Serra para concorrer em 2006. Agora, como da outra vez pretende-se complicar bem as coisas. Vejam o clima, na reportagem do Jornal O Tempo:
A visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a Belo Horizonte no início da semana passada deu uma nova perspectiva à disputa pela vaga de candidato à Presidência da República no PSDB. Depois de um encontro com o governador de Minas, Aécio Neves, FHC, uma das principais lideranças tucanas no país, admitiu a possibilidade da realização de prévias para a escolha entre Aécio e o governador de São Paulo, José Serra, e falou pela primeira vez em favor do mecanismo. "Caso não haja consenso, ninguém deve temer a escolha democrática", admitiu.
Agora veja esse outro fragmento da mesma matéria:
O aval do ex-presidente, anteriormente contrário às prévias, e a disposição de Aécio e Serra de brigarem pela vaga, mobilizando lideranças fora do Sudeste, devem incendiar o ano de 2009 dentro do partido.
Ou seja, essa história de FHC "alisar um e alisar outro" vai é ser usada pela turma do Aécio para, como eles mesmos dizem "incendiar", o problema que estão falando literalmente. Eles vão acabar conseguindo queimar tudo. "Briga tucana agora é pra valer" essa é chamada da reportagem que dá bem a disposição que tem o pessoal do Aécio pela luta interna. E a vinda de Fernando Henrique a Minas para fazer o papel do avô que passa a mão na cabeça, foi providencial para "neto mineiro". Se FHC acha que vai conseguir amaciar o mineiro, tá muito enganado. Aécio não tá nem aí para o tal consenso. E mais, ele agora depois de ter sido "alisado" pode continuar seu jogo malandro "pós-lulismo" e arteiro criando um incêndio interno.
Quer mais, então veja esse outra parte da mesma reportagem do respeitado jornal mineiro:
Eles trabalham pela realização da votação no segundo semestre de 2009 e dependem de uma definição da Justiça Eleitoral sobre os limites de financiamento e da propaganda para a definição. "Queremos tempo para organizar tudo, não queremos prévias só para constar, mas simplesmente para motivar e mobilizar a militância", disse o secretário-geral do partido, o mineiro Rodrigo de Castro
E mais um pedacinho da matéria:
A intenção do grupo de Aécio é utilizar as prévias para tirar a vantagem hoje de Serra.
Por fim, e voltando a questão principal: O que vai acontecer daqui há dois anos, Serra vai se tornar o presidente do Brasil? Resposta: se as lideranças do PSDB trocarem adulação por uma atitude mais firme, quem sabe?

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já falei isso antes. O Aecin tá querendo o poder de qualquer jeito. Ele fez promessa pro vovô! Não duvido nada de que ele ainda pode dar as caras pelo PT, tamanha sua sede pelo poder. É José Serra NELE!