terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PF flagra um réu do mensalão com euros na cueca

da Folha Online
Enivaldo Quadrado, sócio de uma corretora que foi acusada de lavar parte do dinheiro do esquema do mensalão, foi detido na madrugada deste domingo (7) ao desembarcar no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (região metropolitana de São Paulo), com R$ 1,2 milhão escondidos sob a roupa.
Em inspeção de rotina da Polícia Federal, foram encontrados 361.445 euros não declarados na cueca, nas meias, na cintura e numa valise. Ele responderá a novo processo, além daquele em que figura como um dos 40 do mensalão.
Ao entrar no Brasil, qualquer passageiro tem que apresentar à Receita uma declaração de bagagem e dizer se porta qualquer valor superior a R$ 10 mil ou o equivalente em moeda estrangeira. Ele havia chegado a São Paulo na madrugada de sábado em um vôo vindo de Lisboa (Portugal).
O empresário disse à Receita que o dinheiro era um empréstimo de um amigo português que seria aplicado na compra e na revenda de automóveis no Brasil.
Contudo, acabou sendo preso em flagrante pelo crime de falsidade ideológica, uma vez que ele não declarou à Receita a verdadeira quantia que portava. O crime de falsidade, que consta do artigo 299 do Código Penal brasileiro, prevê penas que podem variar de um ano a cinco anos de prisão e multa. Leia mais

Nenhum comentário: