quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As pequenas revelações reveladoras

O Sr. Godofredo Violante (PTB) que esteve ontem na rádio Cultura pediu desculpas ao ex-colega de governo Leone, Cezar Maciel (PC do B), que telefonou ao programa Sem Censura para elogiá-lo. E do que o paulista, Godofredo, se desculpava com Cezar Maciel? Vejam, suas palavras:

"Você [Cezar Maciel] me desculpe o horário que eu marcava as vezes para RECEBÊ-LO sete horas da manhã." O que revela essa pequena revelação do senhor que recebia as 7 horas da manhã o colega? Que ele é um profissional que as 7 horas já estava dando expediente? Talvez. Mas alguns detalhes exposto aí diz muito mais: 1) que ele, o paulista, Godofredo, estava em posição de receber e não se reunir com um igual, no caso o Cezar, que como ele era secretário. Tá certo que Cezar Maciel era um patinho feio do governo Leone, sobretudo, no inicio da gestão, e a ele não deveria se dar muita atenção, como ficava claro. Mas pô homem do partido comunista estava telefonando-lhe para fazer um elogio público, não merecia ser preservado de tal exposição? Era momento subir em cima do ex-colega, mesmo com certa sutileza?

Falei com o Cezar a respeito da revelação do colega na rádio ontem, ele um tantinho constrangido me disse que tudo bem o esporte não tem mesmo muita atenção que entendia como era tratado, afinal o esporte é pouco reconhecido etc e tal. Está claro que foi lhe constrangedor a fala. Pois é, ficou revelado qual era o tratamento então que o senhor Godofredo dava ao secretário, portanto, a sua pasta. É como ele disse encerrando a falta na rádio sobre o secretário "era o momento que nós tinhamos".

Bem, aí um bobinho diz "Leonardo está pegando no pé do paulista". Que nada eu só trabalho com os acontecimentos e se eles me dizem mais que alguns inocentes conseguem perceber, no início, sinto muito. Mas tarde estes mesmos costumam chegar para mim e dizer como é que você sabia que tal pessoa não valia nada e tal. Digo-lhes olhando além superficiais aparecias.

E quando alguém quer chamar atenção para um detalhe específico, um acessório supostamente superior seu, aí é que eu olho bem para o sujeito no geral. Dar expediente cedo pode ser no caso como vimos positivo ou como vimos ser a sobra de horário que se dava para o secretário de esportes. E mais: a revelação do detalhe em que o Cezar era quem solicitava um horário na sua agenda, expõe-lhe, revelando superioridade do Sr. Godofredo tinha na relação. Mas também expõe o oportunismo de aproveitar a participação elogiosa do colega num gesto até de humildade deste para expor, assim, vocês sabem, sem querer, a superioridade no governo. Se o Sr. Godofredo Violante, que tem um forte sotaque paulista (sem preconceito, sotaque é sotaque) ficasse na sua fala inicial quando começou dizendo do bom convívio com o colega seria um gesto de grandeza [não arrogância] e humildade, mas é besteira querer que os outros sejam o que não são. Aliás, tive a oportunidade de conhecer mais este senhor na campanha do João Batista (DEM), que ele começou coordenando.

3 comentários:

FERNANDO CABRERA disse...

Amigo Leonardo Barros, estou até certo ponto acho estranho esse seu post, pois nele você deixa claro o seu preconceito a um cidadão só pelo fato dele ter nascido em São Paulo. Será crime ser paulista? Ser Mineiro? Ser Carioca? Ser Argentino? Ser Espanhol? Ser Judeu?
Creio que não !!

FERNANDO CABRERA disse...

Amigo Leonardo Barros, estou até certo ponto acho estranho esse seu post, pois nele você deixa claro o seu preconceito a um cidadão só pelo fato dele ter nascido em São Paulo. Será crime ser paulista? Ser Mineiro? Ser Carioca? Ser Argentino? Ser Espanhol? Ser Judeu?
Creio que não !!

Jansen P. P. da Matta disse...

Caro Leonardo,
Creio que um homem do seu gabarito não pode e não deve atacar qualquer cidadão devido a sua origem. Não sei se você é setelagoano ou não. E sinceramente não interessa. Acredito que quem mora em Sete Lagoas a mais de 20 ou 30 anos, trabalha, investe e cria seus filhos e netos em nossa cidade é tão setelagoano quanto quem nasceu nesta terra. Devo informar que é do meu conhecimento que Godofredo Violante. além de ser setelagoano de coração, recebeu o título de cidadão honorário em 97 ou 98.
Como você tripudiou em relação ao convívio entre os Secretários Municipais, devo esclarecer que sou testemunha que as reuniões entre eles se davam quase que diariamente. Compreendo que você não saiba desta informação devido ao fato de nunca ter participado da administração municipal.
Fico feliz em ver que suas intenções para com nossa cidade são sérias, mas triste em perceber que perde seu valioso tempo concebendo comentários maliciosos.
Um verdadeiro candidato a candidato deve em primeiro lugar respeitar todos os adversários e realmente focar suas energias em demonstrar seu projeto político.
Você é jovem e pode vir a ter um futuro brilhante como político.