sábado, 16 de janeiro de 2010

JOSÉ SERRA INAUGURA PARQUE ZILDA ARNS




JOSÉ SERRA SOBRE ZILDA ARNS: "ELA MORREU, MAIS VAI VIVER SEMPRE. NO EXEMPLO"



Por GUILHERME REED, colaboração para a Folha Online:

O governador de São Paulo José Serra, ao lado do prefeito da cidade, Gilberto Kassab, inauguraram no início da tarde deste sábado, o Parque da Integração Zilda Arns, no bairro de Sapopemba (zona leste de SP), o quarto maior parque linear do mundo, com 7,5 km de extensão. O nome do parque foi escolhido para homenagear a médica e missionária Zilda Arns, morta na última terça-feira (12) em um terremoto de 7 graus de magnitude que atingiu o Haiti.

Missa em homenagem às vítimas do Haiti reúne 10 mil
Catedral da Sé realiza hoje missa em homenagem a Zilda Arns

Em depoimento após a inauguração oficial do parque, o governador Serra disse que Zilda Arns foi "uma grande médica, militante cristã, que fez mais do que ninguém pelas crianças do nosso país através da Pastoral da Criança". E completou, afirmando que nada mais justo do que dar o nome da missionária, pois "esse parque vai ser desfrutado, sobretudo, pelas crianças".

Em seu discurso, Serra ressaltou o papel desempenhado pela Pastoral da Criança no combate à mortalidade infantil no Brasil e o exemplo deixado pela médica. "Ela morreu, mas vai viver sempre. No exemplo", disse Serra, que encerrou seu discurso com o texto que Zilda Arns teria lido pouco antes de morrer dentro de uma igreja no Haiti, onde fora fazer palestras.

O prefeito Kassab também fez questão de destacar o papel de Arns no que se refere ao trabalho com as crianças. "Zilda Arns recebe hoje sua primeira homenagem de inúmeras que se seguirão pelo país. Uma justa homenagem a alguém que fez muito pelas crianças, credora de nossa gratidão eterna", afirmou Kassab.

O parque está localizado entre os bairros de Sapopemba e São Mateus, no largo do Jardim Grimalde, onde estão aterradas as tubulações da Adutora Rio Claro, da Sabesp, que abastece 1,4 milhão de pessoas. Foram investidos R$ 22 milhões em sua construção.

Segundo informações do governo do Estado, o Parque Zilda Arns é o quarto maior parque linear do mundo e o décimo maior da cidade de São Paulo, com 7,5 km de extensão e 224 mil m2.

Serra quer erguer memorial em homenagem a Zilda Arns

O governo de São Paulo pretende construir um memorial em homenagem à médica e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu na terça-feira (12) durante terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti. A ideia é que o monumento seja construído na zona leste da capital paulista, "que é o que ela gostaria", afirmou o governador José Serra. Segundo ele, outra proposta é dar o nome Zilda Arns ao Hospital da Criança, de Ribeirão Preto.

Serra esteve hoje na zona leste da capital, junto com o prefeito Gilberto Kassab, onde inaugurou o Parque da Integração Zilda Arns, entre os bairros de Sapopemba e São Mateus. Em seu discurso, o governador enalteceu o trabalho da médica, "que teve papel fundamental para derrubar a mortalidade infantil no Brasil". Serra recordou a época em que assumiu o Ministério da Saúde do governo FHC, em 1998, quando foi reforçada parceria com a Pastoral da Criança. "Onde a Pastoral atuou, a mortalidade infantil caiu à metade", disse. Foram reforçados trabalhos de acompanhamento às famílias, à nutrição e à higiene das crianças, fundamentais para fazer cair a mortalidade. "A doutora Zilda organizou todo esse trabalho. Centenas de milhares de crianças devem a vida a ela", explicou.

Emocionado, o governador leu trechos da última palestra de Zilda Arns: "Estou convencida de que a solução para a maioria dos problemas sociais está relacionada com a redução urgente das desigualdades sociais, com a eliminação da corrupção, com a promoção da justiça social, com o acesso à saúde e à educação de qualidade, com a ajuda mútua, financeira e técnica entre as nações, para preservação e restauração do meio ambiente". E continuou: "Como pássaros que cuidam dos seus filhos ao fazer ninhos nas árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como bem sagrado, promover o respeito aos seus direitos e protegê-los".


O Parque da Integração Zilda Arns acompanha a faixa onde estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, da Companhia de Saneamento do Estado (Sabesp). Segundo o governo de São Paulo, foram investidos R$ 22 milhões no projeto, que criou o quarto maior parque linear do mundo e o décimo maior da capital, com 7,5 km de extensão e 224 mil metros quadrados. Ele terá espaços interativos de esporte, entretenimento e cultura.

do UOL Notícias

Nenhum comentário: