sexta-feira, 23 de julho de 2010

Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del-Rei terão votação biométrica em Minas- impressão digital do eleitor

Do O Tempo:
Durante as eleições 2010, 60 municípios em 23 estados brasileiros receberam urnas com leitores biométricos. O sistema foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral, que considera o novo processo mais democrático e seguro. Estima-se que mais de um milhão de eleitores irão votar utilizando o novo sistema. Em Minas estará disponível para as cidades de Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del-Rei.

A principio o processo é o mesmo, o eleitor deverá apresentar os documentos de identificação obrigatório, carteira de identidade e o título de eleitor, sua identidade será confirmada através do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. Caso venha a ocorrer problemas com o leitor biométrico, o mesário terá em sua pose a folha de votação com todos os dados do eleitor, inclusive a foto.

O novo sistema, já foi testado nas eleições de 2008 em três cidades, Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São Batista (SC). A meta é que até 2018 todos os municípios brasileiros possam utilizar o novo sistema.

Nenhum comentário: