sexta-feira, 30 de julho de 2010

ITAMAR, SERRA, ANASTASIA E AÉCIO UNIDOS


PSDB organiza evento político para formalizar apoio de Itamar a Serra em Minas
Publicidade
POr PAULO PEIXOTO, na Folha:

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, recebeu nesta tarde o apoio formal do ex-presidente Itamar Franco (PPS), durante encontro político no apartamento do ex-governador tucano Aécio Neves, em Belo Horizonte. Serra agradeceu com alegria de receber e afirmou que esse apoio "tem enorme importância política, eleitoral e moral".

Candidato ao Senado por Minas, Itamar nunca havia dito com todas as letras que apoiaria Serra. Recentemente, disse que o apoiaria porque seu partido integra a aliança com o PSDB. Hoje, contudo, destacou sua "lealdade" à coligação que apoia o tucano e ainda afirmou que não fez nenhuma exigência a Serra.

Serra vai ter comitês paralelos aos de Anastasia em Minas
Aécio e Anastasia escondem Serra em material
Hélio Costa acusa PSDB de "aliciar" prefeitos em Minas

Victor Schwaner/Nitro/Divulgação

Ato do PSDB de Minas Gerais formalizou o apoio de Itamar Franco (PPS) ao candidato à Presidência, José Serra
Itamar estava usando uma tipoia no braço esquerdo por conta da clavícula quebrada em um acidente em casa.

Ao final do encontro, em entrevista, Itamar disse: "Aqui em Minas a gente aprende o seguinte: acima de tudo a ética, a lealdade e o comportamento que se deve ter quando se juntam em uma coligação, como agora. Eu estou nessa coligação. Cabe a mim apoiá-la".

Anteriormente, Itamar havia criticado Serra porque ele vinha poupando o presidente Lula e, algumas vezes, fazendo elogios a algumas ações do petista.

Questionado sobre a crítica que fizera ao presidenciável, Itamar disse que não se esqueceu disso e repetiu que, "se a gente não quer falar mal do adversário, a gente não deve falar bem".

Questionado, depois, sobre o fato de Serra ter mudado o discurso, partindo mais para o ataque com o governo e o PT, e se esse comportamento o agradava, Itamar disse: "Vou observar bem de perto se ele mudou". Nesse instante Serra interveio: "Vou ouvir sempre o presidente, mas longe de vocês [imprensa]".

Aécio disse que estava "imensamente feliz" com esse "entendimento".

FILME NO CELULAR

Quando fotógrafos e cinegrafistas registravam a formalização do apoio, ainda dentro do apartamento de Aécio, Serra pegou o celular de uma assessora e começou a filmar Itamar e fez a seguinte declaração: "Estou aqui com o presidente Itamar. Viemos nos encontrar aqui junto com Aécio e com o [governador Antonio] Anastasia, firmando a nossa unidade em torno de Minas Gerais e do Brasil. Estou muito emocionado. Um homem da integridade e da importância de Itamar Franco para o Brasil do nosso lado. Juntos pela vitória de Minas e pela vitória do Brasil".

A despedida de Serra com Itamar se deu com um abraço. Serra cochichou algo no ouvido do ex-presidente, que disse "vai com Deus" ao candidato.

Serra, Aécio e Anastasia participam de evento de campanha na Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta noite.

Um comentário:

Luis disse...

QUE ELE DISSE EM 2002: Itamar ataca Serra e prevê derrota pior ainda no 2.º turno

outubro 13th, 2010 | Autor: Jussara Seixas
15/10/2002 às 20:56:22 – Atualizado em 19/07/2008 às 15:18:22
Itamar ataca Serra e prevê derrota pior ainda no 2.º turno
Agência Estado

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, soltou o verbo hoje contra o presidenciável do PSDB, José Serra, acusando-o de disseminar “inverdades” e de ter “bombardeado” o Plano Real no seu início.
“Ele nunca apoiou o Plano Real. Posso dizer porque fui presidente da República. Desde o início ele tentou bombardear o plano”, declarou Itamar, ao chegar a Brasília, onde reúne-se amanhã com o petista Luiz Inácio Lula da Silva e depois com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Saiu até em defesa do presidente, ainda que de forma indireta.

“O candidato Serra quer viver à sombra do presidente (FHC), mas tem medo de sair às claras, ao sol, e dizer: ‘Sou o candidato do presidente’. Ele acha isso uma coisa vergonhosa. Por que ter vergonha de ser o candidato do presidente?”, questionou o governador mineiro. Segundo Itamar, “se Serra fosse um homem verdadeiro, deveria defender a política deste governo, ao qual serviu por oito anos, ou dizer o que realmente pensa”.

Ressaltando que não criticava a pessoa de Fernando Henrique, Itamar afirmou que a atual política econômica resultou em “empobrecimento dos municípios, dos Estados e da população”. Acusou o ministro da Fazenda e o Banco Central de tentarem esconder os erros cometidos e obrigar os candidatos à Presidência a seguirem o mesmo caminho.

“Há um desvio na rota da ordem econômica que vai precisar ser alterado”, disse o governador. “Chega hora em que o povo quer mudar.” Cabo eleitoral de Lula, para quem gravará mensagens de apoio amanhã, Itamar prometeu que “em Minas, o Serra vai ter uma derrota pior do que teve no primeiro turno”. Segundo ele, o arco de alianças em torno do petista deve se ampliar neste segundo turno em Minas, onde Lula já obteve 53% dos votos válidos.

O governador disse ainda que o presidenciável do PSDB mente ao dizer que criou os medicamentos genéricos, porque isso teria ocorrido durante seu mandato, através de um decreto.
“Ele deveria ter a decência de dizer que os genéricos surgiram no governo Itamar, não pelo Itamar, mas pelo grande ministro da Saúde que foi o Jamil Hadad”, afirmou Itamar.