quarta-feira, 29 de abril de 2009

O clima entre Câmara e Prefeitura; e o povo no meio disso...

Há cerca de um mês o prefeito Maroca chegou a pedir desculpas a Câmara. Na época ele disse que estava reconhecendo "deslizes" que o governo estava cometendo e que iria buscar melhorar o relacionamento com o legislativo. Na época eu disse que "não se tratava de imperícias apenas, mas decisões tomadas sobre valores errados." O que está faltando é foco do prefeito no cidadão. Não, nada de populismos mas de interesse sincero nas pessoas da cidade.

Esse pedido de desculpadas do prefeito aconteceu na sexta-feira, 20 de Março (Ah, o blog está se tornando diário dos acontecimentos). Portanto, há mais de um mês e no entanto o relacionamento entre executivo e legislativo continua ruim. É o caso do prefeito renovar o pedido de desculpas com a Câmara? É claro que não. O legislativo reflete o ambiente político da cidade; o clima na cidade é reflexo da relação prefeito-população. E hoje ela não existe.

Reparem que o executivo tem feito concessão aos vereadores, como no caso do vereador Marcelo Pires que teve atendida sua solicitação de bilhetagem eletrônica etc., entretanto, essas ações não estão conseguindo melhorar a relação executivo-legislativo. Vejam o clima na reunião de hoje:

O vereador Reginaldo Tristeza (foto) denunciou que o SAAE tem mantido seus veículos de serviço parados enquanto enquanto utiliza outros alugados. Absurdo. Ele também informou que não foi atendido na solicitação de documentos que fez a mais de 30 dias a secretaria de Educação. Caio Dutra, por seu lado, cobrou do líder respostas aos questionamentos apresentados pelos parlamentares a três semanas e que até então não receberam nenhuma resposta.

A situação chegou num ponto em que o vereador Marcelo comunicou que foi procurado por funcionários do SAAE, pasmem (!), que agora se alinhando com esse escriba, e querem a vinda da COPASA. Não suportam a atual gestão do órgão. Aliás, os funcionários que estiveram lá na Câmara estavam, especialmente, furiosos com o fato do prefeito ter escolhido como diretora operacional uma ex-adversária, ignorando-os que o ajudaram a elegê-lo.

Pode se questionar algumas das cobranças acima, mas o que importa é que algo esta errado. E creio que o grande problema está no fato do prefeito se manter distante da população. As pessoas que questionam o porquê o homem que foi até elas durante a campanha agora tomou chá de sumiço. Maroca está em falta com a população menos por não oferecer solução para as suas demandas que pelo distanciamento. Se o prefeito pessoalmente não rever seus valores e mudar sua relação com as pessoas, não com a Câmara, ele se tornará uma marionete ou não encerrá o seu mandato.

3 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo,

Parabéns, aqui na empresa que eu trabalho seu blog já virou o canal Nº1 da galera.>>.

Suzana

Anônimo disse...

Há algo de muito grave no ar.
Com menos de 4 meses de mandato já se fala abertamente que o prefeito não encerra o mandato. Isto em todas as classes e locais da cidade. É o povo que fala e não somente a classe política.
Para a cidade é muito ruim. Ver dois prefeitos seguidos não chegarem ao fim do mandado tornará a cidade ingovernável, porem, pior do que está é dificil de ficar. Qual a solução? Acreditar que o prefeito mudará sua cabeça e sua forma de pensar e enxergar a cidade é acreditar em Papai Noel.
Que tenha humildade e chame lideres de diversas classes, partidos e a oposição e faça um governo parlamentarista na prática.
É melhor virar "rainha da inglaterra" do que ser apeado do cargo. Pelo menos se mantem as benesses e mordomias. Motorista e segurança para a madame e etc...

Anônimo disse...

Na verdade, quando a campanha estava em pleno vapor o prefeito desportista precisava mostrar que gostava de todos, indistintamente. Porém, depois de eleito, mostra todo o seu ranço "oligárquico", desta classe que se diz "rica" na cidade e da qual ele faz parte, mas que na verdade nada tem a não ser a vontade de voltar a ter. Isso me cheira pobreza ainda pior, de espírito. O Palácio da Liberdade manda na Praça Barão do Rio Branco....queriam mudança, tiveram, para pior. Deus salve Sete Lagoas.....