segunda-feira, 21 de junho de 2010

EU CONTINUAREI A DEFENDER O QUE PENSO: "NÃO AS SIDERÚRGICAS NA ÁREA CENTRAL"

A tentativa de intimidação para que eu não defenda aquilo que penso para Sete Lagoas atingiu ontem um novo patamar: o da violência. A pressão já tinha chegado muito próximo disso, porém, ontem alcançou tal estágio. O que aconteceu? É o que conto aqui, começando com a idéia que defendo e foi a detonadora do episódio. Vamos a causa inicialmente então.

Defendo como sabem muitos – e está registrado no blog - a mudança das siderúrgicas situadas no bairro Boa Vista para a região da BR 040. A meta é diminuir a poluição direta e indireta - caminhões e etc .- que estas empresas provocam na área central.

Neste sentido, considero a baixa no mercado de ferro gusa com o fechamento de muitos fornos uma oportunidade para evoluir essa discussão. Cheguei a pensar numa transferência destas unidades que ficam bem no centro urbano para os fornos na BR que estão fechados, numa ação concertada com os governos. Não sei se é viável para estes fornos fechados, mas tenho a convicção como muitos que essas siderúrgicas devem sair do bairro Boa Vista – área central.

Bem, por causa da possibilidade de mudança de uma determinda siderúrgica passei a sofrer ferrenha hostilidade, chegando ao ponto de ontem eu ser agredido por parente e funcionário do dono dessa empresa.

Acontece, que eu moro próximo de uma Pizzaria de propriedade de um dos sócios dessa empresa, e depois que explicitei essa visão sobre a necessidade de mudança dessas siderúrgicas até para o próprio dono, a convivência foi ficando cada vez mais hostil com os vizinhos. Senti isso na relação com o empresário, parentes e os seus funcionários, que direta ou de forma sutil deixaram claro que eu não deveria ficar tentando "atrapalhar os negócios dos outros".

E foi isso que me disse ontem uma das pessoas que me agrediram, o cunhado, que trabalha na pizzaria. Ele passou onde eu estava assistindo o jogo do Brasil e discretamente me deu um recado: eu não podia falar em mudar as siderúrgicas de lugar. "Você não deveria falar mais na mudança das siderúrgicas não", deu o seu recado a mim. Relevei a fala e permaneci assistindo o jogo. Aliás, eu só estava no estabelecimento, ao qual tenho evitado, por conta do gerente novo que chegou e é meu conhecido.

Mas o que aconteceu foi que após o jogo, um dos garçons velhos de casa foi até onde eu estava com a desculpa de conferir a minha comanda numa atitude totalmente despropositada e agressiva, e aí eu reagi à forma de abordagem. Então, chegou o cunhado do proprietário e ambos me agrediram fisicamente; eu me defendi. Covardes agiram em dupla, ainda assim defendi-me o bastante para sofrer apenas uma pequena lesão no nariz.

Polícia Militar
A patrulha da PM que passava pelo local chegou no momento. Perceberam a agressão, documentando inclusive na ocorrência a lesão que eu sofri. Os fatos foram registrados na delegacia da Polícia Civil. E eu tomarei as providências contra essas pessoas, e mais, continuarei a defender o que penso, eu não me intimidarei e a ideia da transferência de lugar das siderúrgicas eu a defenderei ainda mais fortemente.

2 comentários:

Cláudio Busu disse...

Léo,

espero que esteja tudo bem contigo. Você sabe que mesmo discordando de vários pontos e até da ideologia, somos amigos e construimos uma relação de respeio e democracia. Esse tipo de acontecimento é muito triste.

Forte abraço

Busu

Junior disse...

Lamento profundamente o acontecido, caro Leonardo. Embora eu não compartilhe de sua posição quanto ao assunto, não concordo com atitudes como essa que tomaram contra você. Também espero que você esteja bem. Sete Lagoas precisa de pessoas de coragem, para que possa sair dessa estagnação.