sábado, 12 de junho de 2010

"Companheiro José Serra, assuma esta tribuna, assuma o comando e a liderança do processo de redenção nacional. Nos leve ao patamar mais alto de dignidade, de ética, de responsabilidade, de competência. José Serra, futuro presidente do Brasil", Aécio Neves



Íntegra do discurso de Aécio Neves na convenção nacional do PSDB

Um pouco mais perto de vocês aqui, uma palavra bastante rápida, mas que vem do lugar mais profundo da minha alma e do meu coração. A primeira delas, companheiro, presidente José Serra, é pra dizer que tudo pra terminar bem tem que começar bem. E não haveria um modo melhor de começarmos essa nova jornada, essa nova caminhada do que no solo da nacionalidade brasileira. Foi aqui, nessa Bahia de todos os santos, que o brasileiro se fez forte, corajoso e vigoroso. Nós não encontraremos, e aqui são pessoas de todas as partes desse país, não encontraremos um brasileiro mais completo, que mais represente a nossa luta, as nossas esperanças e, porque não, a nossa alegria do que no solo baiano. É por isto que o Brasil inteiro está aqui hoje, para reafirmarmos o nosso compromisso com o futuro de todos e com o futuro de cada um de nós.

O Brasil não merece ser o país de alguns poucos. O Brasil não merece um messias. O Brasil é e será sempre de cada um e de todos os brasileiros. E nós estamos aqui hoje para dizer que a partir desta largada, como nos ensinou o grande baiano Castro Alves, o poeta das liberdades, a praça não é de um partido, ela é do povo. Vamos ocupar as praças, as ruas, as cidades deste país para dizer que nós queremos mais, queremos muito mais.

Hoje, o Brasil está pronto para um grande salto, mas essa construção, como alguns de forma egoísta insistem em negar: não foi uma construção solitária de messias ou de um grupo de amigos ou de companheiros. Essa construção vem de uma longa data. Luisinho nos lembrava aqui a luta de Tancredo e tantos brasileiros para recuperarmos a democracia no Brasil. Tantos outros vieram depois. Cada um colocou um tijolo nesta construção, mas agora é hora de darmos um basta no aparelhamento do estado brasileiro, numa visão egoísta daqueles que querem perpetuar-se no poder, desdenhando a democracia tão duramente conquistada por nós.

Hoje estamos para dizer, companheiro José Serra, vossa excelência terá responsabilidade de nos liderar não porque foi imposto, mas você conquistou legitimamente este espaço pela sua luta, pela sua trajetória, pelos seus exemplos de homem público e com o seu compromisso com o Brasil. Conte com cada um de seus companheiros que aqui estão. Não nos atemoriza a propaganda enganosa, a falácia de alguns. Nós sabemos que temos do nosso lado o melhor dos candidatos, o mais preparado, um líder de fato e não, como diz Fernando Henrique, apenas o reflexo de um líder.

Hoje, portanto, a partir deste instante, coube-me a honra, a sublime honra, de em nome de todos os companheiros que aqui estão, do PSDB e dos partidos aliados, companheiros que aqui não estão, mas espalhados por este maravilhoso país e ouvem as nossas palavras, coube a mim, em nome de todos e de cada um de vocês, dizer: companheiro José Serra, assuma esta tribuna, assuma o comando e a liderança do processo de redenção nacional. Nos leve ao patamar mais alto de dignidade, de ética, de responsabilidade, de competência. José Serra, futuro presidente do Brasil.

Nenhum comentário: