sexta-feira, 11 de junho de 2010

CADASTRO ESCOLAR EM BELO HORIZONTE, ONDE FAZER O CADASTRO ESCOLAR EM BELO HORIZONTE, DATA, ESCOLA MUNICIPAL, ESTADUAL, IDADE PARA CADASTRAR, PERÍODO DE INSCRIÇÃO, PAIS, POSTOS DE INSCRIÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL,




O cadastro escolar é realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em conjunto com as prefeituras municipais. Devem se inscrever crianças com seis anos completos ou a completar até 30 de junho do ano em que vão começar a estudar, candidatos às vagas nos demais anos do ensino fundamental que estão se transferindo de outros Estados, municípios ou escolas particulares e, ainda, alunos que vão retomar seus estudos.
Em 2014, a inscrição para o Cadastro Escolar será realizada no período de 21/07/2014 a  25/07/2014, nas agências dos Correios em Belo Horizonte e nos Postos de Inscrição definidos pela Comissão Municipal de Cadastramento, nas cidades do interior. Os documentos necessários ao cadastramento estão listados abaixo. Os alunos já matriculados no ensino fundamental de escolas públicas não precisam se cadastrar.

Documentos necessários:


  • Certidão de nascimento (original e cópia);
  • Conta de luz recente (original e cópia);
  • Comprovante de escolaridade, em caso de transferência para a rede pública ou retorno aos estudos.
BELO HORIZONTE ABAIXO INTERIOR (AQUI)

Cesec Maria Vieira Barbosa

Página na Internet

Endereço

Rua Padre Pedro Pinto, 775 - Venda NovaPertence Regional Metropolitana C - Belo HorizonteCEP 31510-000Como chegar

Telefone

(31) 3451 1480

Superintendência Regional de Ensino - SRE Metropolitana B

Página na Internet

Endereço

Av. Amazonas, 5855 - GameleiraPertence Regional Metropolitana B - Belo HorizonteCEP 30510-000Como chegar

Telefone

(31) 3379-8333/8638

Fax

(31) 3271-6979

Superintendência Regional de Ensino - SRE Metropolitana A

Página na Internet

Endereço

Rua Congonhas, 675 - Sto AntonioPertence Regional Metropolitana A - Belo HorizonteCEP 30330-100Como chegar

Telefone

(31) 3069-0450

Fax

(31) 3342-3358

Superintendência Regional de Ensino - SRE Metropolitana C

Página na Internet

Endereço

Av. Antônio Abrahão Caram, 794, Bloco 2, Bairro São José - PampulhaPertence Regional Metropolitana C - Belo HorizonteCEP 31560-000Como chegar

Telefone

(31) 3069-0900

Fax

(31) 3441-6627

Cadastramento escolar poderá ser feito até esta sexta-feira (21 de junho de 2013) em Minas Gerais


Atualizado 19 de junho de 2013:


Cadastramento escolar poderá ser feito até esta sexta-feira (21) em Minas Gerais

Prazo foi aberto nesta segunda-feira (17); inscrição assegura vaga na unidade de ensino mais próxima da casa do estudante

ÁUDIO: Cadastramento escolar poderá ser feito até esta sexta-feira (21) em Minas Gerais
Divulgação / SEE

Podem se inscrever no cadastramento crianças que terão 6 anos completos até o dia 31 de março de 2014


Teve início nesta segunda-feira (17) em todo o Estado o período do Cadastramento Escolar para o ano letivo de 2014. Pais e responsáveis devem ficar atentos, pois a inscrição é um levantamento utilizado para o planejamento e garantia de vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima a sua residência. O cadastro será unificado nas redes públicas municipais e estadual de ensino e deverá ser feito até sexta-feira (21).

Em Belo Horizonte, o cadastramento será feito nas Agências dos Correios. Na Região Metropolitana e no interior do Estado, a inscrição pode ser feita em postos de cadastramentos definidos pelas comissões municipais de cadastros e matrículas.

Podem se inscrever no Cadastro Escolar crianças que terão 6 anos completos até o dia 31 de março de 2014, para ingressar no primeiro ano do ensino fundamental. Além disso, podem se inscrever os candidatos a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental que desejam iniciar ou retomar os estudos nas redes públicas de ensino.

Em razão da decisão proferida nos autos da ação civil pública nº 0050861.51.2012.4.01.3800, que tramita na Sessão Judiciária Federal de Minas Gerais, o pai ou responsável da criança que completar 6 anos entre 1º de abril e 31 de dezembro de 2014 também poderá inscrever seu filho, sendo que, no ato da matrícula, a criança será submetida a uma avaliação psicopedagógica para comprovação de sua capacidade intelectual. Caso seja aprovada, a criança terá sua matrícula efetivada e o pai ou responsável deverá assinar um termo de ciência e responsabilidade.

Documentação

Para a inscrição no cadastro escolar, o pai, mãe ou responsável pelo aluno deverá apresentar original ou cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato, comprovante de residência, documento comprobatório expedido pela escola de origem, no caso de transferência para as redes públicas ou retomada de estudos. Os candidatos maiores de 18 anos poderão fazer a sua própria inscrição no cadastro escolar. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima a sua residência. O candidato que não se matricular no prazo previsto será reencaminhado para escola onde houver vaga remanescente. A matrícula dos cadastrados para o início do ano letivo de 2014 será realizada no período de 16 a 20 de dezembro de 2013.

Importância

O cadastro permite ao Governo de Minas e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.

Com a demanda apresentada no Cadastramento Escolar, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, na capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

A Resolução da Secretaria de Estado de Educação, que estabelece norma para a realização do Cadastro Escolar para o ensino fundamental e da matrícula das redes públicas de ensino de Minas Gerais, para o ano letivo de 2014, foi publicada em maio no Diário Oficial dos Poderes do Estado e pode ser consultada no site da secretaria.


Da Agência Minas, Gov. Estado:
BELO HORIZONTE (27/05/09) - Como garantir a vaga de seu filho no ensino fundamental em uma escola estadual ou municipal mais próxima de sua casa para o ano letivo de 2010? É simples, muito fácil e gratuito. Basta fazer o Cadastro Escolar para o ensino fundamental da rede pública de ensino que começa no próximo dia 15 e se estende até o dia 19 de junho.
Os pais das crianças que completarão seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2010 devem comparecer, em Belo Horizonte, a uma agência dos correios e, no interior do Estado, a um dos postos de inscrição indicados pela Comissão de Municipal de Cadastro e Matrícula levando original e cópia dos seguintes documentos: a certidão de nascimento da criança e uma conta de luz da residência com data a partir do mês de fevereiro/2009. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo pai, mãe ou responsável.
O Cadastro Escolar é unificado na rede pública de ensino, integrando municípios e Estado, e garante vaga para o ensino fundamental na escola estadual ou municipal mais próxima da residência da criança. Além das crianças que irão iniciar o ensino fundamental, devem se inscrever também os alunos que queiram ingressar na rede pública de ensino, em qualquer ano do ensino fundamental, e os alunos de escola-pólo de educação infantil, nascidos até 30/6/2004.
Os alunos em transferência e os que estão retomando os estudos devem apresentar também o comprovante de escolaridade (caderneta ou boletim expedido pela escola de origem). Todos os inscritos terão a vaga garantida em escola da rede pública. Os alunos já matriculados na rede pública e os de turmas de educação infantil que funcionam em escolas públicas de ensino fundamental têm a matrícula garantida e não devem fazer o cadastro desde que realizem a renovação da matrícula em período a ser estipulado pela própria escola.
Matrícula
O período de matrícula dos inscritos no Cadastro Escolar será no período de 14 a 18 de dezembro. O candidato que não realizar a matrícula no prazo previsto será reencaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.
Os candidatos e os alunos que tiverem carteira de identidade deverão apresentá-la no ato de matrícula ou de sua renovação. Em nenhuma hipótese, a matrícula em escola pública poderá ser condicionada a pagamento de taxa ou a qualquer forma de contribuição compulsória.
Realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em conjunto com as prefeituras municipais, o cadastramento escolar tem como objetivo proceder a chamada dos candidatos que desejam ingressar na rede pública, no ensino fundamental. Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a receber crianças de seis anos na escola, passando o Ensino Fundamental para nove anos de escolaridade.
Além das crianças que irão iniciar o ensino fundamental e que tiverem seis anos completos ou a completar até 30 de junho do ano subseqüente, o cadastro escolar é destinado ainda a estudantes das demais séries do ensino fundamental vindos de outros estados, municípios ou escolas particulares e alunos que desejam retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental.
Locais de cadastramento
Para fazer o cadastro escolar de seu filho em Belo Horizonte procure uma das agências dos Correios listadas abaixo. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no interior, as inscrições podem ser feitas em um dos postos de inscrição indicados pela Comissão de Municipal de Cadastro e Matrícula.
Agência Aarão Reis – R. Rio de Janeiro, 234 – Centro
Agência AC B. da Barroca – Av. Amazonas, 3.598 – Barroca
Agência AC B. de Sta. Tereza – Praça Duque de Caxias, 143 Lj. 3 – Santa Tereza
Agência AC B. Sta. Efigênia – Av. Brasil, 67 – Santa Efigênia
Agência AC Barreiro – Av. Sinfrônio Brochado, 550 – Barreiro
Agência AC Barro Preto – R. Ouro Preto, 356 – Barro Preto
Agência AC Conj. IAPI – Av. Antônio Carlos, 1.000 – Lagoinha
Agência AC Encomendas – Rua: Goiás, 77 – Centro
Agência AC Jaraguá – BR-262 Km 21,5 Bloco 2 – Universitário
Agência AC Paraná – Av. Paraná, 477 – Centro
Agência AC Parque Industrial – Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1.801 – Cidade Industrial
Agência AC Pedro II – Av. Presidente Carlos Luz, 126 – Pedro II
Agência AC Pres. Juscelino Kubitschek – Av. Afonso Pena 1.270 – Centro
Agência AC Savassi – R. Pernambuco, 1.322 – Savassi
Agência AC Venda Nova – R. Padre Pedro Pinto, 780 – Venda Nova
Agência ACC I Chapex – Rua: Maria Amélia Maia, 620 – São Bernardo
Agência ACC I CLIPEL – R. Érico Veríssimo, 2.305 – Santa Mônica
Agência ACC I Empório do Pão – Av. Arthur Bernardes, 220 – Vila Paris
Agência ACC I Francisco Sales – Av. Francisco Sales, 898 – Loja 18 – Santa Efigênia
Agência ACC I Julita (Ann´s) – Av. Santa Terezinha, 810 – Santa Terezinha
Agência ACC Kitcolor – Av. Professor Mário Wernek, 1.938 – Loja 4 - Buritis
Agência ACC I Novo Horizonte – Av. Waldomiro Lobo, 851 – Guarani
Agência ACC Ricci – Av. Barão Homem de Melo, 2.861 – Estoril
Agência ACC I Santa Amélia – Av. Guarapari, 886 – Loja 1 – Santa Amélia
Agência ACC I Van Gogh – Av. Cel. Dias Bicalho, 185 – São José
Agência ACC I Via Shopping Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 640 – Ljs. 404 a 407
Agência ACC I Vitória – Rua Padre Eustáquio, 2.936 B – Padre Eustáquio
Agência ACF ABC – Av. Getúlio Vargas, 499 – Funcionários
Agência ACF Ágata – R. Padre Eustáquio, 1.442 – Padre Eustáquio
Agência ACF Alípio de Melo – Av. Abílio Machado, 1.036 – Alípio de Melo
Agência ACF Bahia – R. da Bahia, 1.161 – Centro
Agência ACF Belo Horizonte – R. Goitacases, 178 – Centro
Agência ACF Betânia – Av. Úrsula Paulino, 899 Ljs. 921/023 – Betânia
Agência ACF Campos Sales – R. Juscelino Barbosa, 280 – Gameleira
Agência ACF Capital – Av. Augusto de Lima, 595 – Centro
Agência ACF Carta & CIA – R. Platina, 1.385 – Calafate
Agência ACF Cidade Nova – R. Nelson Soares de Faria, 455 – Cidade Nova
Agência ACF Elísio de Brito – R. Elísio de Brito, 157 – Boa Vista
Agência ACF Expresso – Av. Pedro II, 4.629 – Jardim Montanhês
Agência ACF Galeria do Ouvidor – R. São Paulo, 656 Ljs. 60/62 – Centro
Agência ACF Gutierrez – R. Marechal Hermes, 280 – Gutierrez
Agência ACF HABIT – Av. Carandaí, 737 – Funcionários
Agência ACF Itapoã – Av. Portugal, 4075 Ljs. 20/21 – Itapoã
Agência ACF JMA – Av. Silviano Brandão, 1.878 – Horto
Agência ACF Leste – R. Jacuí, 1.221 – Concórdia
Agência ACF Minas Centro – Av. Augusto de Lima, 877 – Centro
Agência ACF Minas Shopping – Av. Cristiano Machado, 4000 Lj. 29 – São Paulo
Agência ACF Niquelina – Av. Alphonsus de Guimarães, 125 – Santa Efigênia
Agência ACF Pampulha – Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
Agência ACF Pio XII – Av. do Contorno, 9155 Lj. 4 – Prado
Agência ACF Planalto – Av. Cristiano Guimarães, 1.910 – Planalto
Agência ACF Ponto 1 – R. do Ouro, 289 – Serra
Agência ACF Post Free – R. Martins de Carvalho, 273 – Santo Agostinho
Agência ACF Praça da Estação – Av. dos Andradas, 371 – Centro
Agência ACF Prudente – Av. Prudente de Morais, 1.030 – Cidade Jardim
Agência ACF Raja – Av. Raja Gabaglia, 1.109 Lj. 08 – Luxemburgo
Agência ACF Real Post – Av. José Cândido da Silveira, 535 – Cidade Nova
Agência ACF Rodoviária de B.H. – Praça Rio Branco Lj. 325 – Terminal Rodoviário – Centro
Agência ACF Rovigo – R. Itajubá, 592 – Floresta
Agência ACF Santa Bárbara – Av. Vilarinho, 1.581 LOJAS 4 e 5 – Venda Nova
Agência ACF Sion – R. Boa Esperança, 358 – Sion
Agência ACF Tamoios – R. dos Caetés, 939 – Centro
Agência ACF Via Expressa – Av. Coração Eucarístico, 75 – Coração Eucarístico
Agência ACF Via Norte – Rua: Hesperia, 287 – Parque Riachuelo
Agência ACF Video I – R. Boaventura, 1.623 – Jaraguá
Agência ACF Wal Mart – Av. Gen. David Sarnoff, 5.230 Lj. 12 – Cidade Industrial
Agência ACF Zerayd de Menezes – R. dos Inconfidentes, 903 – Funcionários

Nenhum comentário: