quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bem Lula, este é o meu post de feliz ano novo pra você

Como levar as palavras de Eduardo Paes a serio? Afinal, ele mesmo não se leva muito à serio, não é? Para ele, "ontem" Lula era o "chefe da quadrilha" do mensalão. Hoje, o Eduardo Paes, é o "general" de Dilma, quem sabe de Lula. Em 2010 ele pode mudar de novo e ser o capitão... sei lá de quem. O que eu sei é que em 2005 – mensalão- a oposição ao deixar de agir com a firmeza que se fazia obrigação, ela perdeu a moral. E seus lideres desmoralizados foram compreendendo que o jogo era entrar no jogo do petismo - afinal eles haviam vencido. Eduardo Paes sabe, eu sei e você também, o Lula chefiava o mensalão, entretanto, o novo prefeito do Rio foi se desculpar com o Lula por ter dito a verdade na época. Ou seja, o PT ganhou, estabeleceu o novo padrão ético para a política. E a maior evidência do seu êxito é ver que hoje, um dos maiores líderes da oposição até pouco tempo, come, agora, na mão da CIA Lula. Triste, não leitor? Eu já disse aqui, Gilmar Mendes é o exemplo de como lidar com esses marginais que estão roubando mais que o nosso país, roubam a consciência ética.

Vejo no exemplo do presidente do Supremo Tribunal Federal, o paradigma para atuação de resistência da sociedade, a esperança de recuperarmos pelo menos o padrão ético antigo. Sim, ele não era lá essas coisas..., mas era alguns níveis acima disso a que chegamos. Creio, sinceramente, que ou o Brasil muda a maneira de lidar com o Lula, ou o Lula vira o Brasil em PT.

Creio que as palavras de meu xará e colega bloqueiro, Leonardo Sarmento, são próprias para o que vem se dando no país. "O ano termina e com ele o sentido de moralidade, que denotou-se covardemente sucumbido frente ao falso moralismo em seu sentido mais lato, que se tocou antes aos que nos tutelam, mas legitimou-se na complacência, no comprazimento dos que são tutelados. ‘Nunca antes na história deste país’, precipuamente na era pseudodemocrática, pós-ditadura militar (...) Percebemo-nos controlados por corporativismos lameados por seus fins representativos do poder central submergindo-nos como uma sociedade omissa, covarde e alienada, preparada para descultura, apta para não discernir os valores mais primários dos que por necessidade convivem em estado gregário."

Continuo. Gilmar Mendes, como a exceção a essa covardia, está mostrando como lidar com o Lula. Ele, Lula, tem que ser encarado - chamado "às falas", sem cerimônia com faz Gilmar. Do contrário a PF continuaria dando espetáculos sórdidos que vinham se tornando um padrão de ética Paulo-lacerdista, o agora exonerado da ABIN; as escutas telefônicas tomariam proporções assombrosas; o estado policial já estaria instalado. Só não ocorreu porque esse governo encontrou pela primeira vez uma barreira em Gilmar Mendes. E sobre como lidar com a CIA Lula temos à aprender também com o conselho de uma certa Marina, diz ela "o governo Lula é 'como feijão velho e duro: se não botar na panela de pressão, não cozinha'”. Estejam certo, as palavras de Marina dos Santos da coordenação do movimento (MST) tem muito mais de sabedoria sobre como tratar essa corja, do que alguns especialistas do discurso macio. Marina do MST sabe muito bem como tratar um igual. Foi tratando como manda o figurino de boas maneiras da granfinada que a oposição vacilou em pegar o Lula no mensalão, se tivesse agindo como Marina manda e feito o que Mendes ta fazendo: chamando o Lula na responsa, ou "as falas", a história hoje já era outra.

O Lula quando encarado de frente se acovarda, como um malandro. Recordam-se quando do estouro do mensalão, o Lula enfiou a cabeça no buraco igual um Tatu se escondendo, refugiou-se no Palácio durante três dias já se imaginando pego, quando se deu conta de que a oposição fraquejou. Aí ele apareceu com àquela historinha fajuta do caixa 2 de campanha. Caixa 2 uma pinóia, né Lula?

Todo populista-charlatão faz assim vai testando os limites da sociedade e vai alargando-os, enquanto não encontra resistência vai impondo o seu padrão. O Lula é fraco, se amedronta fácil e reage muito mal à crises e à pressão. O problema é que ele encontrou um país que franqueou-lhe um tratamento de Rei, assim ele usa sua majestade para surrupiar valores e princípios. Bem Lula, este é o meu post de feliz ano novo pra você!
Em 2009, Reaaaaaaaaaaja Brasil!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Leonardo! Penso o mesmo...

Anônimo disse...

Ah, Leonardo! Tá achando ruim? Vai pra Europa! Prq aqui não tem mais jeito... Tá tudo dominado!
Por mim o Brasil deveria explodir e ser apagado do mapa...