sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Resultado eleva pessimismo sobre indústria e PIB no final do ano


Por SAMANTHA LIMADA, na Folha:
A forte queda na produção de veículos acabou com as esperanças de que a indústria tivesse tido, em dezembro, um desempenho menos ruim do que em novembro. Diante da queda de 47,1% enfrentada pelas montadoras no mês passado, economistas da MCM Consultores concluíram que o tombo do setor industrial deve chegar a 7% em dezembro em relação a novembro.Antes da divulgação do número pela Anfavea, ontem, esperava-se que a indústria tivesse encolhido entre 1% e 2,5% em dezembro, depois de cair 5,2% em novembro.
"Os dados das montadoras mostraram que a atividade econômica está mergulhando de cabeça", diz Luiz Rabi, economista da MCM Consultores."Ficou evidente que a redução do IPI para veículos, anunciada em dezembro, não foi suficiente para esvaziar os estoques."
A queda surpreendeu os especialistas, que esperavam uma produção 20% menor nas montadoras em dezembro. "O crédito está mais caro e, assustado com os efeitos da crise, o consumidor tem evitado assumir dívidas", afirma o economista Alexandre Andrade, da Tendências Consultoria. Assinante continue lendo

Nenhum comentário: