domingo, 4 de janeiro de 2009

Esquerda pressiona Obama a se pronunciar

Por ANDREA MURTADE, na Folha.
Quando o assunto é o abismo econômico em que se meteu os EUA, o presidente eleito Barack Obama não espera até a posse, no próximo dia 20, para apresentar estratégias de ação. O caso da ofensiva israelense em Gaza, porém, desperta reação diferente: sua equipe adere ao mantra "só temos um presidente de cada vez", repetido após a invasão de ontem, irritando a opinião pública árabe e preocupando os que esperam uma nova abordagem da política para o Oriente Médio.
As pressões partem principalmente de analistas da esquerda americana. Eles alertam que o silêncio atual não ajuda Obama a construir a confiança necessária para avançar as negociações de paz entre Israel e os palestinos.
"Negligenciar o engajamento neste estágio crítico envia a mensagem errada sobre a seriedade com a qual Obama perseguirá um "papel ativo" [no conflito]", escreveu o comentarista John Nichols na revista esquerdista "The Nation".
"Suas opções são limitadas, assim como sua oportunidade de fazer a diferença e sinalizar um novo começo. Ele pode ter apenas uma chance", afirmou o colunista Simon Tisdall no jornal britânico "The Guardian".

Nenhum comentário: