sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Produção de veículos cai 47% em dezembro


Por Cleide Silva, no Estadão:
A produção de veículos em dezembro caiu 54,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior e 47,1% na comparação com novembro. Foi o pior desempenho mensal do setor em nove anos. O resultado vai novamente respingar nos dados gerais da produção industrial que será divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro, pois o setor tem forte peso no índice.
O IBGE já assustou o setor industrial e a equipe econômica do governo ao divulgar, nesta semana, queda de 5,2% na produção industrial em novembro, o maior recuo em 13 anos, como resultado da crise internacional. Apesar do susto, o ano foi recorde para a indústria automobilística em produção e vendas.
Diante da queda e da falta de perspectivas de melhora no primeiro trimestre, a indústria cortou 3,2 mil postos de trabalho em dezembro, mês em que foi beneficiada com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As montadoras de veículos demitiram 1,96 mil trabalhadores e as de máquinas agrícolas, mais 1,24 mil. Continue lendo

Nenhum comentário: