segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Bolsa não deve se recuperar no curto prazo

por FABRICIO VIEIRADA, na Folha:
A forte valorização da Bovespa no primeiro pregão de 2009, de 7,17%, não deve ser encarada como um sinal de que as ações vão reverter seu rumo neste ano. Muito solavanco e incertezas prometem marcar ainda o mercado acionário, principalmente neste primeiro trimestre. Analistas lembram que, mesmo que haja boas oportunidades, ninguém pode garantir que a Bolsa de Valores irá ter um ano virtuoso em 2009.
Para os investidores que tomaram um susto com o mercado de ações em 2008, as aplicações atreladas aos juros -como os fundos DI e de renda fixa, além do CDB- tendem a repetir os bons retornos do ano passado. Isso porque, mesmo que se espere que o Banco Central reduza a taxa básica Selic -referência para os juros praticados no mercado- no decorrer do ano, ela não deve descer para nível muito abaixo do atual.
"O primeiro trimestre ainda vai ser nebuloso, com as empresas apresentando seus balanços de 2008. Após isso, poderemos ter um panorama mais claro", afirma Mauro Calil, professor e educador financeiro. "O mercado acionário é uma boa opção, mas apenas se a pessoa tiver paciência e puder manter o dinheiro por mais tempo aplicado. Bolsa é investimento de longo prazo." Assinante continue lendo, clique aqui

Nenhum comentário: