sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Planalto descarta renegociar Itaipu

Assessor de Lula minimiza apoio do MST a governo paraguaio
Por Tânia Monteiro, Estadão:
O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, minimizou ontem o apoio do Movimento dos Sem-Terra (MST) ao Paraguai, na disputa que trava com o Brasil pela revisão da tarifa da energia gerada por Itaipu.
"Vivemos em um país democrático e qualquer partido político ou qualquer movimento social pode defender suas posições à vontade, e essas manifestações são legítimas", disse Garcia, reiterando desconhecer que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, esteja incentivando manifestações por parte do MST.
Segundo o assessor, o governo vai discutir, negociar e tentar encontrar um meio-termo que ajude o Paraguai. Ele rechaçou, contudo, qualquer possibilidade de revisão do Tratado de Itaipu. Paralelamente, longe dos discursos oficiais conciliadores, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vai monitorar os contatos do MST com os paraguaios e as ações programadas. Integrantes do movimento confirmaram ao Estado a aproximação com o governo paraguaio. Continue lendo

Nenhum comentário: