sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BB compra 49% do Banco Votorantim


Por Ricardo Grinbaum e Fábio Graner
O Banco do Brasil fechou acordo para a compra de pouco menos da metade do Banco Votorantim. Segundo fontes ligadas ao negócio, o BB deve pagar cerca de R$ 5,5 bilhões por aproximadamente 49% do banco.Ontem, o presidente do BB, Antonio Francisco de Lima Neto, negou à imprensa que haja "negociação em curso". Mas o Conselho de Administração do BB se reuniu por seis horas para debater o assunto e fontes ligadas ao negócio dizem que o acordo poderá ser anunciado nos próximos dias.
Uma das principais divergências entre os Ermírio de Moraes, donos do Votorantim, e o BB foi superada nos últimos dias, depois de três meses de negociações.
Os Ermírio de Moraes queriam vender parte das ações para reforçar o banco, depois da crise que atingiu as instituições financeiras, em outubro. Mas temiam que o banco ficasse sob o regime de uma estatal. Já o BB queria controlar o Banco Votorantim.
A solução encontrada foi manter pouco mais de 50% das ações nas mãos do grupo Votorantim, mantendo o status de banco privado. Em compensação, o poder de decisão será compartilhado. O BB terá direito a metade das seis vagas do Conselho de Administração do Banco Votorantim. Continue lendo

Nenhum comentário: