quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Crise leva produção industrial à maior queda em 13 anos


Por PEDRO SOARES, na Folha:
A crise bateu com força na indústria em novembro, e a produção do setor sofreu o maior baque em 13 anos e meio: caiu 5,2% ante outubro na série livre de influências sazonais. Foi a maior retração desde maio de 1995 (-11,2%), segundo o IBGE.
Já sob impacto da turbulência global, a produção havia caído 2,8% em outubro. Em apenas dois meses, a queda chegou a 7,8%, o que fez a indústria voltar a produzir no mesmo patamar de maio de 2007.
Segundo o IBGE, a contração foi geral: atingiu 21 dos 27 setores -desde 2002, quando começou a pesquisa com esse número de atividades, nunca tantos haviam registrado queda.
Na comparação com novembro de 2007, a perda foi de 6,2%, a maior desde dezembro de 2001 (-6,4%). "Essa redução atingiu níveis recordes. O quadro de novembro mostra um aprofundamento da queda da produção industrial e um alargamento dos setores atingidos por esse movimento", disse Silvio Sales, coordenador de Indústria do IBGE.
Ele ressalta que em maio de 1995 a indústria caiu puxada por só um setor: o de petróleo, que sofreu com a mais extensa greve da história da Petrobras.
Em novembro, diz Sales, ela foi afetada especialmente pela escassez de crédito desde o agravamento da crise, em setembro, e pela forte compressão da demanda mundial.
Desse modo, os ramos mais dependentes de financiamento sentiram mais. É o caso de bens duráveis, cuja produção caiu 20,4% em relação a outubro, liderada pelo fraco desempenho de veículos automotores (-22,6%). Foi o setor que mais puxou a indústria para baixo.
"A indústria acusou logo o golpe, e os números mostram que os efeitos da crise são bastante graves", diz Rogério Souza, economista do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). Assinante continue lendo

Nenhum comentário: