sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Prefeito eleito de Salvador lança ministro como candidato ao governo estadual em 2010

Por LUIZ FRANCISCO, na Folha. Leiam a matéria dou minha opinião a seguir:
Reeleito após derrotar o deputado federal Walter Pinheiro (PT) no segundo turno, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), aproveitou o seu discurso de posse nesta quinta-feira à tarde na Câmara Municipal para lançar o nome do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) ao governo estadual, em 2010.
"O PMDB está preparado para lançar voos mais altos e a competência do ministro será ainda mais reconhecida pelos baianos", afirmou.
O governador Jaques Wagner (PT), que no mês passado anunciou o rompimento com o prefeito, não compareceu à cerimônia de posse. Geddel Vieira Lima e os senadores César Borges (PR), João Durval Carneiro (PDT) e Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM) estiveram na Câmara.
Durante a campanha, João Henrique e Jaques Wagner trocaram acusações. O prefeito classificou como "lento e omisso" o governo estadual, e Wagner disse que João Henrique era "traidor e mentiroso". Continue lendo clique aqui

Minha opinião
Essa cisão entre PMDB e PT na Bahia é uma boa notícia para a oposição. Em especial para Serra. O DEM que apoiou o João Henrique e é um aliado cada vez mais fiel a candidatura de José Serra a presidente comandará duas secretarias. Além disso, Geddel que teve seu nome fortalecido para o governo do estado, com reeleição do seu correligionário em Salvador, já deixou claro que não há garantia de apoio do PMDB ao PT para presidente. Como Geddel é historicamente ligado a Serra e pretende disputar o governo contra o PT, fica facilitada uma aliança Serra-Geddel na Bahia para 2010.

Nenhum comentário: