sábado, 3 de janeiro de 2009

Índia, China e Rússia cortam produção e vagas

Estadão:
Indústrias na China, Índia e Rússia cortaram produção e empregos em ritmo recorde em dezembro, em mais um sinal da luta dos grandes mercados emergentes do mundo diante da recessão que afeta a maioria das nações industrializadas.Economistas e formuladores de política veem China, Índia, Rússia e Brasil, com seus vastos mercados e aumento da riqueza, como os motores do crescimento que pode salvar o mundo de uma recessão. Estas esperanças estão desaparecendo rapidamente e as estimativas estão ficando ruins.
O governo da Coreia do Sul alertou os exportadores, ao afirmar que 2009 será ainda mais duro do que o ano passado, enquanto Cingapura disse que sua economia, referência para o comércio global, vai encolher 2,8%, o recuo mais acentuado em sua história.
Em todos os lugares, desde o corte de vagas nas fábricas chinesas até a maior queda nos preços de moradias na Coreia em cinco anos, há sinais de que a desaceleração das exportações está reverberando nas economias domésticas.
"O que está preocupando é que a fraqueza está se espalhando rapidamente dos setores voltados para os mercados externos para outros segmentos focados no mercado doméstico", disseram analistas do OCBC Bank em Cingapura, em nota a clientes após o país anunciar os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Contineu lendo clique aqui

Nenhum comentário: