sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Em 2009, governistas terão o desafio de aprovar no Congresso temas polêmicos

Por RENATA GIRALDI, na Folha Online:
Os governistas terão pela frente, pelo menos, três grandes desafios no Congresso já no começo deste ano. Por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a base aliada deve se empenhar sobre assuntos considerados prioritários e polêmicos. Prontos para votação, mas sem acordo, estão a proposta de reforma tributária, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das MPs (Medidas Provisórias) e a CSS (Contribuição Social para a Saúde).
Os deputados federais retornam às atividades no dia 2 de fevereiro. Mas até lá estarão envolvidos também em outro debate: a disputa pelo comando da Câmara. Além do cargo de presidente da Casa, há os de vice-presidentes e secretários da Mesa Diretora, assim como os comandos das comissões permanentes.
Em meio às eleições internas na Câmara e definições dos partidos para os cargos, a base aliada deve negociar acordos para garantir vitória nos temas avaliados pelo Palácio do Planalto como fundamentais para a governabilidade.
No final do ano, Lula apelou para os parlamentares para que votassem a reforma tributária. Mas o assunto não obteve consenso nem mesmo entre os aliados. Continue lendo clique aqui

Nenhum comentário: