quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Senado exige explicações da Petrobras e da CEF sobre estranho empréstimo.

da Folha Online
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta quinta-feira a convocação dos presidentes da Petrobras, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco Central para discutir a situação financeira da estatal petrolífera. Os senadores querem explicações sobre o empréstimo feito pela Petrobras a Caixa no valor de R$ 2,02 bilhões em outubro deste ano.
A audiência pública foi solicitada pelos senadores tucanos Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE). Em discurso em Plenário na quarta-feira (26), Jereissati considerou a operação atípica, tendo em vista que a Caixa Econômica Federal "deveria cuidar de saneamento e habitação".
Para o senador, o empréstimo junto ao banco estatal estaria indicando dificuldades da Petrobras em obter financiamentos nos bancos privados. Ao apresentar o requerimento à CAE, Arthur Virgílio também manifestou estranheza quanto à operação financeira.
"Precisamos esclarecer as razões pelas quais a Petrobras não vai à banca privada, como seria o normal, e recorre a um banco público que não tem autoridade para efetuar esse tipo de empréstimo", disse.
Ao encaminhar a votação do requerimento, o presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse já ter recebido do presidente da Petrobras a informação de que a empresa divulgaria nota técnica explicando a operação e fundamentando os argumentos para a realização do financiamento. Leia mais

Eu pergunto
A pretrobras não consegue se financiar via mercado, mais não? Tem que tomar dinheiro que deveria financiar as pequenas empresas e à habitação do brasileiro? Será que Petrobras não está suportanto a gestão e a ocupação petista?

Um comentário:

Anônimo disse...

Meus deuses! os petralheiros devem estar tendo frouxos de riso. A briosa zopozissãu vai exigir alguma coisa? Com Artur Virgílio à frente? No RS ele lançou yeda, a nefasta, para a reeleição!...
A atuação desses ilustres, como o resto do partido, tem sido mais de apoio irrestrito que de oposição.
Quando criarão vergonha na cara, esses traidores de seus eleitores?